A radiografia lateral oblíqua de um paciente com 35 anos de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: FCC Órgão: TRF - 2ª REGIÃO
Q1205626 Radiologia
A radiografia lateral oblíqua de um paciente com 35 anos de idade, sexo masculino, mostra múltiplas pequenas calcificações com aspecto de "alvo-de-tiro", radiopacas na periferia e radiolúcidas no centro, localizadas abaixo da mandíbula. Este quadro é compatível com o diagnóstico de  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão envolve a identificação de calcificações na região abaixo da mandíbula em uma radiografia, o que exige conhecimento em diagnóstico por imagem, especificamente em distinguir diferentes tipos de calcificações baseadas em suas características radiológicas.

Alternativa Correta: D - flebólitos.

Os flebólitos são calcificações que ocorrem dentro de veias trombosadas, geralmente encontrados na região pélvica, mas também podem estar presentes na região do pescoço. Eles aparecem na radiografia como pequenas opacidades arredondadas, com um centro mais claro (radiolúcido), que é descrito como o aspecto de "alvo-de-tiro". Isso corresponde exatamente à descrição apresentada no enunciado.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

  • A - linfonodos calcificados: Embora os linfonodos calcificados também apresentem calcificações, eles geralmente não têm o aspecto típico de "alvo-de-tiro". A aparência pode ser mais irregular ou com calcificações mais homogêneas.
  • B - tatuagens por amálgama: Estas ocorrem devido à deposição de partículas de amálgama nos tecidos moles, geralmente perto de locais de trabalho odontológico. Elas aparecem como áreas homogêneas radiopacas, sem o centro radiolúcido.
  • C - cálculos salivares: Também conhecidos como sialólitos, são pedras formadas nas glândulas salivares ou seus ductos. Apesar de serem radiopacos, normalmente não apresentam o padrão de "alvo-de-tiro" descrito. Eles têm uma forma mais alongada ou irregular, dependendo da localização.
  • E - tonsilas calcificadas: As tonsilas ou amígdalas podem calcificar, porém, o padrão de calcificação é mais difuso e não apresenta a aparência característica de um centro radiolúcido rodeado por calcificação.

Para resolver questões desse tipo, é essencial prestar atenção aos detalhes descritos no enunciado, como a localização das calcificações e suas características específicas. Ler atentamente e correlacionar essas informações com o conhecimento sobre as características radiológicas de diferentes tipos de calcificações é a chave para identificar a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo