Acerca de licitações e contratos na administração pública, j...
Considerando que o leilão seja a modalidade de licitação indicada para alienar um equipamento utilizado por peritos da Polícia Federal, o valor fixado como preço mínimo de alienação necessariamente será o valor de aquisição do material.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Bastava lembrar da depreciação para perceber a incorreção da questão.
O erro da questão não seria em afirmar que o bem a ser alienado é UTILIZADO pelos peritos? Sendo que a lei 8.666 diz expressamente que a modalidade leilão é para a venda de bens móveis inservíveis ou...
Gustavo,
Bens inservíveis não quer dizer que os bens não possuem mais nenhuma utilidade. A inutilidade é em relação ao seu proprietário atual, outrossim os bens inservíveis poderão ser úteis a terceiros, motivo pelo qual a sua destinação, em regra, é a alienação.
É muito comum a Administração confundir o conceito de bem inservível com bem imprestável, irrecuperável ou sucateado.
O bem pode ser classificado como inservível com base no seu custo operacional e de manuntenção, não mais vantajoso para a Administração, pela falta de economicidade, depreciação, obsolecência, ociosidade e inclusive por não ser mais recuperável.
É o valor da avaliação e não da aquisição.
Art. 22. São modalidades de licitação:
§ 5o Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo