Os diagramas usados em UML 2.5 para indicar as comunicações ...

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Q1875366 Engenharia de Software
Os diagramas usados em UML 2.5 para indicar as comunicações dinâmicas entre objetos durante a execução de uma tarefa são denominados diagramas de
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Alternativa correta: A - sequência.

A UML (Unified Modeling Language ou Linguagem de Modelagem Unificada) é um padrão para a elaboração da estrutura de projetos de software. Dentro da UML, existem diversos diagramas que ajudam a representar aspectos distintos de sistemas. Um dos diagramas mais importantes para entender como os objetos interagem ao longo do tempo é o diagrama de sequência.

O diagrama de sequência é uma representação gráfica que mostra como os objetos se comunicam entre si e em que ordem as mensagens são passadas durante a execução de uma tarefa ou um processo. Este diagrama é fundamental para visualizar a interação dinâmica entre as instâncias (objetos) e encontrar potenciais problemas de sequenciamento nas comunicações.

Esse tipo de diagrama é caracterizado por linhas de vida (representando os objetos) e setas que indicam a comunicação ou a passagem de mensagens entre estes objetos. As linhas de vida são dispostas verticalmente e as mensagens são organizadas de cima para baixo, representando a sequência no tempo em que ocorrem. Portanto, ao estudar o diagrama de sequência, um profissional de engenharia de software pode compreender melhor os requisitos dinâmicos de um sistema.

Vamos entender brevemente por que as outras alternativas não são corretas:

  • B - Atividade: Representa o fluxo de trabalho ou atividades e é mais focado em mostrar a lógica de negócios ou a lógica de processamento.
  • C - Distribuição: Não é um termo reconhecido dentro dos diagramas da UML. Pode ser uma confusão com o diagrama de implantação (deployment) que mostra a configuração física dos artefatos em nós.
  • D - Casos de uso: Mostram a interação entre os atores (usuários ou outros sistemas) e o sistema, delineando as funcionalidades do sistema em um nível mais alto.
  • E - Estado: Mostra os estados pelos quais um objeto pode passar durante o seu ciclo de vida, as transições entre esses estados e os eventos que causam essas transições.

Com isso, reforçamos que a alternativa correta é a A - sequência, por ser o diagrama adequado para representar as interações dinâmicas entre objetos ao longo do tempo em UML.

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Diagrama de Sequência

Captura o comportamento de um determinado cenário. Ainda, exibe os objetos e as mensagens trocadas entre eles e enfatiza a ordem temporal das mensagens.

É o diagrama mais utilizado na etapa de Projeto Orientado a Objeto.

Gabarito A

Diagrama de Sequencia = metodo temporal

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