Cláudia atua como psicóloga na instituição de acolhimento Pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-RO Prova: FGV - 2015 - TJ-RO - Psicólogo |
Q610933 Psicologia
Cláudia atua como psicóloga na instituição de acolhimento Paz e Vida, de cunho religioso, que atende meninos de 12 aos 18 anos incompletos. No início desse ano, o adolescente Evandro, 16 anos, foi acolhido na instituição por se encontrar em situação de rua. O ingresso do adolescente no ambiente institucional causou grande constrangimento, pois o jovem se declara abertamente homossexual, o que conduziu Miguel, dirigente da instituição, a solicitar que Cláudia desenvolva estratégias para que Evandro possa superar a homossexualidade. Diante da demanda de Miguel e à luz da Resolução do CFP nº 001/1999, Cláudia:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - poderá desenvolver intervenções institucionais no abrigo, visando ressignificar a visão de doença, perversão e desvio presentes no discurso do dirigente.

A questão aborda a atuação ética e profissional do psicólogo à luz da Resolução do CFP nº 001/1999, que trata da atuação dos psicólogos em relação à orientação sexual. A resolução estabelece que os psicólogos não devem colaborar com eventos e serviços que proponham tratamento e cura da homossexualidade.

Diante dessa resolução, vamos analisar cada alternativa:

A - poderá encaminhar Evandro para a rede de saúde existente no município, visando ajudá-lo a superar a homossexualidade:

Incorreta. Encaminhar Evandro para "superar a homossexualidade" implica na ideia de que a homossexualidade é algo a ser "superado" ou "tratado", o que contraria diretamente a Resolução do CFP nº 001/1999.

B - deverá atender psicoterapeuticamente Evandro, auxiliando-o a compreender e superar os desejos homoafetivos:

Incorreta. Esta alternativa sugere que a homossexualidade é uma condição a ser superada, o que vai contra os princípios éticos estabelecidos pela Resolução do CFP nº 001/1999.

C - deverá buscar profissional especializado em sexologia, de forma a minimizar os conflitos decorrentes da psicopatologia:

Incorreta. A homossexualidade não é considerada uma psicopatologia, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reafirmado pela Resolução do CFP nº 001/1999. Portanto, não há necessidade de intervenção para "minimizar conflitos" nesse sentido.

D - poderá desenvolver intervenções institucionais no abrigo, visando ressignificar a visão de doença, perversão e desvio presentes no discurso do dirigente:

Correta. Esta alternativa está alinhada com a Resolução do CFP nº 001/1999, que orienta os psicólogos a não colaborarem com ações que reforcem preconceitos e discriminações, mas sim a promoverem a despatologização da homossexualidade.

E - poderá atender psicoterapeuticamente Evandro e sua família biológica, buscando compreender a origem do comportamento e buscar sua transformação:

Incorreta. Assim como as alternativas A e B, esta alternativa sugere que a homossexualidade é algo a ser transformado, o que é contrário às diretrizes éticas e à Resolução do CFP nº 001/1999.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Homosexualidade não é doença!

Art. 2° - Os psicólogos deverão contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexão sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles que apresentam comportamentos ou práticas homoeróticas.


Art. 3° - os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.

Parágrafo único - Os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades.

Homosexualidade não é doença! É vida!!!

RESOLUÇÃO CFP N° 001/1999

 

Art. 2° – Os psicólogos deverão contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexão sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles que apresentam comportamentos ou práticas homoeróticas;

 

Art. 3° – Os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados

 

Em suma, qualquer assertiva que traga em sua redação a ideia de cura, transformação, superação da condição, etc. é contária ao que dispõe a referida resolução, pois explicitamente demonstra uma visão que coloca a homossexualidade na condição de psicopatologia. Os erros das demais assertivas:

 

a) ajudá-lo a superar a homossexualidade;

b) superar os desejos homoafetivos; 

c) minimizar os conflitos decorrentes da psicopatologia;

e) buscar sua transformação;

 

Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

------------------- 

Gabarito: D

Esse é o tipo de questão que não tem como errar. É questão para garantir ponto, se um psicólogo consegue errar algo assim claramente há algo errado com ele.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo