Assinale qual a alternativa que contempla os estudos teórico...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa A.
A questão aborda o tema da Psicodinâmica do Trabalho, um campo de estudo que se preocupa com a relação dinâmica entre o trabalhador, o ambiente de trabalho e a organização. Os estudos de Christophe Dejours são fundamentais nesse contexto, pois ele analisou como as condições de trabalho podem gerar sofrimento psíquico e os mecanismos que as pessoas utilizam para lidar com isso.
Vamos agora justificar por que a alternativa A está correta e as demais estão incorretas:
Alternativa A: "Para Dejours (2002), o ponto focal do conflito gerador do sofrimento psíquico no trabalhador é o não equilíbrio entre as próprias necessidades fisiológicas e psicológicas, as exigências organizacionais e as implicações destrutivas à sua saúde mental."
Esta alternativa está correta porque resume adequadamente a visão de Dejours sobre a Psicodinâmica do Trabalho. Dejours argumenta que o sofrimento no trabalho surge da tentativa de equilibrar as necessidades internas do trabalhador com as demandas externas da organização.
Alternativa B: "O objeto de estudo da Psicopatologia do Trabalho é o prazer psíquico, ao passo que o objeto de estudo da Psicodinâmica do trabalhador é a doença psíquica."
Esta alternativa está incorreta. A Psicodinâmica do Trabalho não se foca exclusivamente na doença psíquica, mas também nos mecanismos de defesa, estratégias de enfrentamento e inclusive no possível prazer e realização que o trabalho pode proporcionar. Portanto, é uma visão mais ampla do que sugerida na afirmativa.
Alternativa C: "No estudo da Psicodinâmica do trabalhador, o conflito gerador do sofrer psíquico é devido às suas revoltas pessoais e familiares direcionadas para o ambiente laboral."
Esta alternativa está incorreta porque a Psicodinâmica do Trabalho não atribui o sofrimento psíquico a conflitos pessoais e familiares, mas sim às condições e exigências do próprio ambiente de trabalho. O foco é no impacto das organizações e do trabalho sobre o indivíduo.
Alternativa D: "Segundo os estudos da Psicodinâmica do trabalhador, o trabalho é o único causador das doenças mentais, desencadeando-as sob quaisquer adversidades e pressões."
Esta alternativa está incorreta porque os estudos de Dejours e outros autores da Psicodinâmica do Trabalho não afirmam que o trabalho é o único causador de doenças mentais. Eles reconhecem que o trabalho pode ser uma fonte significativa de estresse e sofrimento, mas não excluem outras fontes de doenças psíquicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab A
Para Dejours (2002), o ponto focal do conflito gerador do sofrimento psíquico no trabalhador é o não equilíbrio entre as próprias necessidades fisiológicas e psicológicas, as exigências organizacionais e as implicações destrutivas à sua saúde mental.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo