A terapia farmacológica da dor baseia-se no uso de diversas ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) ERRADA o ibuprofeno apresenta eficácia no tratamento da dor e maior segurança, apresentando menor risco gastrointestinal, pois o fármaco provoca inibição seletiva [ não seletiva] da enzima cicloxigenase-2 (COX-2).[ bloqueia COX 1 e COX2]
B ERRADA os antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina e a clorpromazina [ é antipsicótico], são eficazes para aliviar a dor neuropatica. Esses fármacos atuam centralmente, inibindo a captura de norepinefrina.
C ERRADA a fentanila possui início de ação e potência similares[ é mais forte] aos da morfina. Porém, a fentanila, um fármaco mais lipossolúvel que a morfina, permite administração transdérmica para o tratamento da dor.
D GABARITOa utilização da morfina provoca a liberação de histamina, que pode desencadear broncoconstrição. Por isso, deve ser evitado em pacientes com histórico de asma, pois pode provocar ou exacerbar uma crise asmática.
E a gabapentina é um fármaco antiepiléptico utilizado na dor neuropática que potencializa a ativação dos receptores gabaérgicos, facilitando a abertura dos canais de cloreto mediados pelo GABA (ácido gamaaminobutírico). [ bloqueia canais de sódio ]
Atenção: gabapentina e pregabalina, apesar dos nomes, BLOQUEIAM CANAIS DE Ca2+
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo