Na contagem de pontos de função inicial de uma aplicação, co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q835189 Engenharia de Software
Na contagem de pontos de função inicial de uma aplicação, consiste em uma saída externa a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Para entender a questão, é necessário compreender o que são pontos de função e como eles são utilizados na Engenharia de Software. Pontos de função são uma medida para estimar o tamanho de um software, com base na sua funcionalidade e as interações que o usuário final tem com o sistema. As saídas externas, em particular, são um dos cinco tipos de componentes que são contados em uma análise de pontos de função. Elas se referem a processos lógicos que geram dados ou informações de controle para o exterior do sistema e que são ativados por um evento de controle interno.

Diante disso, analisando as alternativas apresentadas, a alternativa correta é a A - consulta que calcula o valor de um boleto a ser pago com juros e multa por atraso. Isso se caracteriza como uma saída externa porque envolve o processamento de dados pelo sistema (no caso, o cálculo de juros e multa) seguido pela apresentação desses dados processados para o usuário ou outro sistema externo (a emissão do valor final do boleto).

As demais alternativas não descrevem saídas externas segundo a definição utilizada na contagem de pontos de função. Elas ou não envolvem processamento de dados (B), referem-se a funcionalidades de inserção ou atualização de dados (C e E), ou a recuperação simples de dados (D) sem o processamento exigido para qualificar a ação como uma saída externa na análise de pontos de função.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESPOSTA - A

 

ALI (Arquivo Lógico Interno) – Arquivo lógico que é mantido pela aplicação. Sua contagem é baseada na quantidade de campos de dados e registros lógicos nele contido.

AIE (Arquivo de Interface Externa) – Arquivo lógico que é acessado pela aplicação, porém não é mantido por ela, ou seja, outra aplicação ou software mantém este arquivo lógico. Assim como o ALI, o AIE é contado baseado na quantidade de campos de dados e de registros lógicos.

EE (Entrada Externa) – Processo de negócio que mantém os dados em um ou mais ALI(s) ou processo de controle que direciona o software para atender os requisitos de negócio identificados pelo usuário. Sua contagem é feita baseado na quantidade de campos de dados que serão atualizados pelo processo de negócio e na soma dos ALI e AIE participantes neste processo.

SE (Saída Externa) – Processo de negócio que gera dados derivados (não armazenados) como relatórios, por exemplo. Contém fórmula matemática.

CE (Consulta Externa) – Conjunto de gatilho-resposta por meio da qual uma solicitação entra no sistema e provoca a recuperação de dados necessários para atender à solicitação.

 

@papirobizurado

Apenas complementando o comentário do colega Victor:

 

A) Saída Externa.

B) Consulta Externa.

C) Entrada Externa.

D) Consulta Externa.

E) Entrada Externa.

Ano: 2011

Uma consulta que possua contador incrementado é considerada uma saída externa.

certa

 

a-

 

a) Tipos de funções estáticas


1- Arquivo lógico interno (ALI): dentro do sistema. 


2- Arquivo de interface externa (AIE): Referenciado pela aplicação e mantido dentro da fronteira de outra aplicação.

 

b) Tipos de funções dinâmicas


1- Entradas externas (EE): alteração do estado interno das informações do sistema.


2- Saídas externas (SE): podem ser precedidas ou não de parâmetros. Pelo menos um dado deve ser calculado.


3- Consultas externas (CE): são saídas que não mexem com dados

 

resumo:

 

Inserir/update - entrada externa

 

ler valores - Consulta externa

 

Ler valor(es) alterado(s) - saída externa

Letra A, o cliente que faz, e não há processamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo