Com relação aos custos de transformação do estoque, analise ...
Com relação aos custos de transformação do estoque, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Deve incluir os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção e a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis.
( ) A alocação de custos fixos indiretos de fabricação para as unidades produzidas deve estar baseada na capacidade normal de produção.
( ) Os custos fixos não alocados aos produtos devem ser reconhecidos como custo no período seguinte aos que foram incorridos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Nesta questão, identificamos que o assunto é “custos de transformação de estoques". Assim, vamos estudar o CPC 16 (R1) – Estoques. Os itens 12 e 13 dessa norma afirma que:
“12. Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta. (...) (Alterado pela Revisão CPC 13)" (grifo nosso)
Com relação aos custos de transformação do estoque, vamos analisar as afirmativas a seguir, assinalando (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
(V ) Deve incluir os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção e a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis.
(V ) A alocação de custos fixos indiretos de fabricação para as unidades produzidas deve estar baseada na capacidade normal de produção.
(F ) Os custos fixos não alocados aos produtos devem ser reconhecidos como custo no período seguinte aos que foram incorridos.
Resposta: B
Fonte: CPC 16 (R1) - ESTOQUES
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB - B
( V ) Deve incluir os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção e a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis.
( V ) A alocação de custos fixos indiretos de fabricação para as unidades produzidas deve estar baseada na capacidade normal de produção.
( F) Os custos fixos não alocados aos produtos devem ser reconhecidos como custo no período seguinte aos que foram incorridos.
Os custos fixos não alocados aos produtos devem ser reconhecidos diretamente como despesa no período em que são incorridos.
CPC 16.
(V) 12. Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta. Também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados.
(V) 13. A alocação de custos fixos indiretos de fabricação às unidades produzidas deve ser baseada na capacidade normal de produção.
(F) 13. (...) Os custos fixos não alocados aos produtos devem ser reconhecidos diretamente como despesa no período em que são incorridos(...)."
FONTE: CPC 16, tópicos 12 e 13.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo