Originárias do reconhecimento público dos riscos sociais do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3056482 Serviço Social
Originárias do reconhecimento público dos riscos sociais do trabalho assalariado, as políticas de seguridade ampliam-se a partir do II pós-guerra, como meio de prover proteção social a todos os trabalhadores, inscrevendo-se na pauta dos direitos sociais. Em geral, os sistemas de proteção social são implementados através de ações assistenciais para aqueles impossibilitados de prover o seu sustento por meio do trabalho, para cobertura de riscos do trabalho, nos casos de doenças, acidentes, invalidez e desemprego temporário e para manutenção da renda do trabalho, seja por velhice, morte, suspensão definitiva ou temporária da atividade laborativa.
(MOTA, 2006, p. 01.)

Fruto da luta dos movimentos sociais no âmbito da redemocratização, a Seguridade Social brasileira caracteriza-se em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

O tema central da questão aborda a Seguridade Social brasileira, que é um sistema de proteção social desenvolvido para assegurar os direitos dos cidadãos em relação à saúde, previdência e assistência social. A questão exige conhecimentos sobre as características desse sistema, que são fruto de movimentos sociais e do processo de redemocratização do país.

Alternativa Correta:

A alternativa correta é a B. Isso porque a Seguridade Social no Brasil é, de fato, uma articulação de um conjunto integrado de ações que visam garantir direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Esse conceito está alinhado com a Constituição Federal de 1988, que estabelece a Seguridade Social como um sistema amplo e integrado.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Esta alternativa está incorreta porque a Seguridade Social brasileira não exclui a participação dos trabalhadores. Pelo contrário, os trabalhadores têm representação em Conselhos e Conferências responsáveis por sua gestão.

C - A alternativa é incorreta ao afirmar que há "não universalidade da cobertura". A Seguridade Social no Brasil busca garantir a universalidade do atendimento, apesar de ainda haver desafios na prática. A uniformidade e equivalência de benefícios e serviços são, na verdade, uma busca contínua, especialmente entre populações urbanas e rurais.

D - Está incorreta porque, ainda que a assistência integral faça parte da Seguridade Social, ela não é majoritariamente financiada pelo setor privado. Os recursos para a Seguridade Social provêm principalmente das contribuições sociais, além dos orçamentos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo