Essa instabilidade era igualmente evidente para os EUA, pro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374635 História
Essa instabilidade era igualmente evidente para os EUA, protetores do status quo global que a identificavam com o comunismo soviético, ou pelo menos a encaravam como uma vantagem permanente e potencial para o outro lado na grande luta global pela supremacia.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos – O breve século XX – 1914-1991, 1995)

O excerto traz referências ao contexto
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O trecho foi retirado da obra de Hobsbawm que trata essencialmente do século XX, a “Era dos Extremos- o breve século XX". Este e outros livros de Hobsbawm como “ Era das Revoluções" “Era do Capital" , e “ Era dos Impérios" são considerados basilares para a compreensão do processo histórico do mundo ocidental, desde o século XVIII até o final do século XX O trecho escolhido não tem uma localização temporal clara, podendo ser associado a vários momentos da história do século XX. 
É preciso atenção a detalhes específicos, como a citação do “ comunismo soviético" e “luta global pela supremacia" pois são as que dão indicação a que processo histórico do século XX Hobsbawm se refere.
A) INCORRETA- A disputa neoliberal entre EUA e China caracteriza o momento presente e não há a intermediação clara dos russos. 
B) CORRETA- O trecho se refere ao processo de Guerra Fria, que leva à interferência tanto de EUA quanto da URSS em questões do chamado Terceiro Mundo, em busca da hegemonia global 
C) INCORRETA- O Pacto de Moncloa refere-se a acordos econômicos e políticos durante o processo de transição da Espanha para a democracia após a morte de Franco, na década de 1970. Não se refere ao trecho transcrito. 
D) INCORRETA- O trecho não se refere à América Latina e ela não esteve em sua totalidade alinhada com EUA após a Revolução Cubana de 1959.
E) INCORRETA- Além do trecho não se referir ao Brasil, a ditadura de 1964 a 1984 aliou-se aos EUA em sua luta contra “ os braços nacionais do comunismo internacional", em franca oposição à URSS e Cuba 

Gabarito do Professor: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B - da Guerra Fria, na qual as ações e estratégias consideravam o chamado terceiro mundo como elemento central nessa disputa, razão pela qual, uma série de golpes e revoluções, ocorreu em quase todos os países terceiro mundistas.

Os países de terceiro mundo eram muito influentes para os dois polos mundiais, EUA, URSS, pois eram considerados zonas de influências para propagar a ideologia Capitalista ou Socialista. Isso explica os constantes financiamentos, por meio de baixos juros, e ajuda militar a esses países. Plano Marshall e Comecon(ajuda econômica), Pacto de Varsóvia e Otan (Ajuda militar)

Com relação as revoluções e golpes no países do terceiro mundo, está relacionado com a Guerra das Coreias e a Guerra do Vietnã, as quais marcaram a Guerra Fria.

GABARITO B

Da Guerra Fria, na qual as ações e estratégias consideravam o chamado terceiro mundo como elemento central nessa disputa, razão pela qual, uma série de golpes e revoluções, ocorreu em quase todos os países terceiro mundistas.

FORÇA E HORNA.

GAB-B

da Guerra Fria, na qual as ações e estratégias consideravam o chamado terceiro mundo como elemento central nessa disputa, razão pela qual, uma série de golpes e revoluções, ocorreu em quase todos os países terceiro mundistas.

Se nada der certo hoje, batalhe para dar certo amanhã.

ESTUDEM, ESTUDEM.

Alternativa letra “B”.

 

 

Guerra Fria - 1947 a 1991.

A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991, logo após o final da Segunda Guerra Mundial.

A Guerra Fria foi uma competição de poder global entre as duas superpotências, caracterizada por conflitos indiretos, espionagem, corrida armamentista e corrida espacial, influência geopolítica e confrontos ideológicos que duraram mais de quatro décadas, de 1947 a 1991.

Chama-se “Guerra Fria” pois não houve uma guerra direta entre as duas potências, mas indiretos com financiamentos de combate em outros países, tal como a Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã, Guerra Afegã e outras.

“Paz impossível, guerra improvável” - Raymond-Claude-Ferdinand Aron, 1905-1983. A paz era impossível por conta de serem os interesses de EUA e URSS antagônicos por definição. Ao mesmo tempo, a guerra era improvável por conta do arsenal nuclear de ambas.

 

 

Principais características da Guerra Fria:

-Descolonização Afro-asiática;

-Doutrina Truman e Macarthismo;

-“Cortina de Ferro” cinturão de nações comunistas na Europa Oriental apoiados pela URSS (Kominform);

-A divisão da Alemanha em 1950 entre Alemanha Ocidental (Estados Unidos, Reino Unido, França) e Alemanha Oriental (União Soviética)

-Construção do Muro de Berlim em 1961;

-Corrida armamentista;

-Corrida espacial;

-Espionagem: Estados Unidos (CIA), União Soviética (KGB);

-A Crise dos Mísseis de Cuba em outubro de 1962;

-Tensão nuclear;

-Planos Marshall e Comecon;

-OTAN e Pacto de Varsóvia;

-Guerras “Proxy” ou indiretas: Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã, Guerra Afegã, Revolução Chinesa, Revolução Cubana e outras;

-Ascensão de Mikhail Gorbachev na URSS com as políticas glasnost (abertura) e perestroika (reestruturação);

-Crise do Petróleo

-Política “Détente” ou coexistência pacífica;

-Projeto “Guerra nas estrelas” dos Estados Unidos;

- A Queda do Muro de Berlim (1989);

- O Colapso da União Soviética (1991);

- Hegemonia dos EUA;

-Globalização;

-Nova Ordem Mundial;

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo