Assinale a alternativa correta com relação à programação ori...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1070376 Programação
Assinale a alternativa correta com relação à programação orientada a objetos:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D – A alternativa correta é a letra D, que afirma: "A herança é um mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes a partir de classes já existentes, aproveitando-se das características existentes na classe a ser estendida."

Na programação orientada a objetos, herança é um pilar fundamental. Ela permite que uma classe, conhecida como subclasse, herde atributos e métodos de outra classe, chamada de superclasse ou classe pai. Este conceito é essencial para o reaproveitamento de código e a criação de uma hierarquia de classes que compartilham comportamentos comuns, ao mesmo tempo em que possibilitam a extensão ou personalização desses comportamentos nas subclasses.

A explicação para a correção da alternativa D está no fato de que, ao utilizar a herança, nós não só aproveitamos os atributos e métodos já definidos na superclasse, mas também temos a capacidade de adicionar ou modificar características na subclasse, o que nos permite representar relações do tipo "é um" entre objetos, como por exemplo, um objeto Gato é um Animal, portanto a classe Gato pode herdar da classe Animal.

O erro nas demais alternativas pode ser resumido da seguinte forma:

A: Confunde os conceitos de polimorfismo com herança. O polimorfismo está relacionado à capacidade de objetos de classes diferentes serem tratados como objetos de uma superclasse comum e responderem de maneira específica de acordo com a classe a qual pertencem, o que é diferente de simplesmente criar novas classes a partir de outras.

B: Mistura as definições de polimorfismo e herança, atribuindo ao polimorfismo uma característica que é, na verdade, da herança.

C: Descreve de forma incorreta o polimorfismo, atribuindo-lhe características que são do encapsulamento, como o controle de acesso a atributos e métodos.

E: Confunde, assim como a alternativa B, polimorfismo com herança, e também incorretamente associa encapsulamento com a capacidade de invocar métodos com comportamentos distintos, que é parte do polimorfismo.

Portanto, a alternativa D é a única que apresenta uma definição precisa de herança dentro dos princípios da programação orientada a objetos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

O polimorfismo é um mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes a partir de classes já existentes, aproveitando-se das características existentes na classe a ser estendida.

Errado, isso é erança.

B

A herança é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação, assinatura, mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada, usando para tanto uma referência a um objeto do tipo da superclasse.

 Errado, isso é polimorfismo.

C

O polimorfismo serve para controlar o acesso aos atributos e métodos de uma classe. É uma forma eficiente de proteger os dados manipulados dentro da classe, além de determinar onde esta classe poderá ser manipulada.

Errado, isso é método de acesso: private, protected e public.

D

A herança é um mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes a partir de classes já existentes, aproveitando-se das características existentes na classe a ser estendida.

Correto.

E

O encapsulamento é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação, assinatura, mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada, usando para tanto uma referência a um objeto do tipo da superclasse.

Errado, isso é polimorfismo.

Como já disse o colego acima, essa descrição está perfeita, mas para o conceito de herança.

O Polimorfismo é este princípio, podendo acontecer, por exemplo, através da sobrecarga e sobrescrita de métodos. Ex:

Método principal: public void soma(int x) { return x + 2; }

Sobrecarga: public void soma(int x, int y) { return x + y; }

Sobrescrita: public void soma(int x) { return x + 3; }

O conceito desta descrição é o de Encapsulamento.

Correto!

Este conceito é o de Polimorfismo (como na letra B).

A = Herança

B = Polimorfismo

C = Encapsulamento

E = Polimorfismo

GABARITO D

A e B Invertidos

E e C Invertidos

Questão super tranquila, aqui não há o que contestar:

A herança é um mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes a partir de classes já existentes, aproveitando-se das características existentes na classe a ser estendida.

Letra D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo