Sobre as técnicas intraorais de anestesia local, marque a o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186317 Odontologia
Sobre as técnicas intraorais de anestesia local, marque a opção correta sobre os ramos alveolares superiores posteriores do nervo maxilar:  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos juntos entender a questão e os conceitos relacionados a anestesiologia em odontologia.

A alternativa correta é a B. Agora, vamos analisar o motivo dessa resposta ser a correta e entender por que as demais alternativas estão incorretas.

Alternativa B: "Estes ramos originam-se do nervo maxilar na fossa pterigopalatina antes que ele penetre na órbita como nervo infraorbital, descem pelo túber da maxila e penetram nas foraminas alveolares aí localizadas."

Justificativa: Esta alternativa está correta. Os ramos alveolares superiores posteriores realmente se originam do nervo maxilar na fossa pterigopalatina antes de ele entrar na órbita como nervo infraorbital. Eles descem pelo túber da maxila e penetram nas foraminas alveolares, sendo responsáveis pela inervação das polpas dos molares superiores, periodonto, mucosa do seio maxilar e tecidos moles vestibulares.

Alternativa A: "Inervam as polpas dos molares inferiores, periodonto, tecido mole vestibular na região dos molares, mucosa do seio maxilar, maxila e parte posterossuperior da bochecha."

Justificativa: Esta alternativa está incorreta. Os ramos alveolares superiores posteriores não inervam os molares inferiores. Eles inervam os molares superiores, periodonto e tecido mole vestibular na região dos molares superiores, além de outras estruturas mencionadas na alternativa.

Alternativa C: "Estes ramos, na mandíbula, percorrem pequenos canais alveolares localizados nas paredes do seio mandibular, formando um verdadeiro plexo dental superior posterior."

Justificativa: Esta alternativa está incorreta. Os ramos alveolares superiores posteriores estão relacionados à maxila, não à mandíbula. Portanto, a descrição de percorrer pequenos canais alveolares nas paredes do seio mandibular não é correta.

Alternativa D: "Para o bloqueio, a agulha é inserida no fundo de saco vestibular inferior, na altura da raiz mesiovestibular do segundo molar inferior, e dirigida superior e medialmente até a face posterior da maxila, em uma profundidade de 60 mm."

Justificativa: Esta alternativa está incorreta. A descrição do procedimento está errada, pois o local de inserção e a direção da agulha não são apropriados para o bloqueio dos ramos alveolares superiores posteriores.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qual agulha mede 60 mm?

O nervo infraorbital não penetra na orbita. Ele sai no forame infraorbital. E essa é a maior proximidade dele com a orbita. Acredito que o gabarito seja passível de anulação

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo