A Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e A...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846419 Nutrição
A Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2018) recomenda como parte do tratamento de indivíduos com insuficiência cardíaca, para redução da mortalidade e de internações, o uso de suplemento alimentar com
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear sangue de forma a atender às necessidades metabólicas dos tecidos, ou pode fazer esse bombeamento somente com elevadas pressões de enchimento. A IC pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais cardíacas e caracteriza-se por sinais e sintomas típicos, que resultam da redução no débito cardíaco e/ou das elevadas pressões de enchimento no repouso ou no esforço.

Dentre os tratamentos não farmacológicos da IC, inclui-se a dieta. De acordo com a Diretriz, o uso de suplemento alimentar com ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 podem reduzir mortalidade e internação cardiovascular.

Portanto, a resposta correta é a LETRA C.

Gabarito do Professor: LETRA C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"O estudo multicêntrico randomizado e controlado GISSI-HF mostrou pequeno benefício do emprego de ácidos graxos poli-insaturados n-3 (1 g ao dia) em pacientes com ICFEr ou ECFEp. Os resultados mostraram discreta, porém significante, redução na mortalidade por qualquer causa e no desfecho combinado de morte ou hospitalização por causa cardiovascular"

Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular, 2019 recomenda 1g de W-3 (EPA/DHA) em pavientes com ICC.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo