O Brasil começou o ano de 2023 com uma situação diferente de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2660024 Atualidades

O Brasil começou o ano de 2023 com uma situação diferente de anos anteriores nos reservatórios de abastecimento de água e de geração de energia. A chuva que caiu em várias partes do Brasil nos últimos dias obrigou usinas hidrelétricas a liberar água sem gerar energia. As informações são do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico. O vertedouro de Furnas precisou ser reaberto depois de 11 anos. O volume útil do reservatório está em quase 90%. A hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, também abriu algumas das comportas depois de 15 meses. Metade das 160 usinas integrantes do sistema interligado nacional está com os vertedouros abertos – eles servem para liberar o excesso de água e controlar o nível dos reservatórios.


(Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/01/17/2023-comeca-com-reservatorios-cheios-para-abastecimento-de-agua-e-deenergia.ghtml. Adaptado.)


Em 2021, quando o país enfrentou uma grave crise hídrica e precisou ligar praticamente todas as suas usinas para evitar um racionamento de energia, o volume útil dos reservatórios estava em menos da metade do que o constatado no fim de abril. Na mesma época do ano passado, o índice estava em 66,5%. Temos um dos maiores arsenais de recursos hídricos do mundo, sendo que a nossa maior usina 100% brasileira é:

Alternativas