A epistemologia, por tratar da origem do conhecimento, é um ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1932343 Pedagogia
A epistemologia, por tratar da origem do conhecimento, é um campo vasto de estudo das várias áreas, inclusive na área pedagógica. O conhecimento tem um papel central em qualquer teoria da aprendizagem ou educacional. A questão fundamental é: como o ser humano constrói seu conhecimento? Ou ainda: o que é aprender? O que é conhecer? Como se relacionam aprender e conhecer? O que é necessário para aprender um assunto completamente novo? Como se passa de um conhecimento mais simples para um mais complexo?
No que diz respeito aos pressupostos epistemológicos de toda teoria educacional, é possível constatar basicamente três diferentes formas de representar a relação ensino-aprendizagem: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - O empirismo, o inatismo e o construtivismo/interacionismo.

A epistemologia é uma área da filosofia que lida com a natureza, a origem e o escopo do conhecimento. Quando aplicamos a epistemologia na educação, nos deparamos com diferentes perspectivas sobre como o conhecimento é adquirido, o que influencia diretamente as práticas pedagógicas. As três formas de representar a relação ensino-aprendizagem mencionadas na alternativa correta são:

  • Empirismo: Esta corrente filosófica sustenta que o conhecimento vem da experiência sensorial. Segundo o empirismo, aprendemos observando o mundo ao nosso redor e realizando experiências práticas. É uma perspectiva que valoriza a experimentação e a observação como fontes de conhecimento.
  • Inatismo: O inatismo é uma teoria que defende a ideia de que nascemos com alguns conhecimentos prévios ou estruturas cognitivas inatas, que são ativadas pela experiência. Essa concepção pode ser associada a pensadores como Platão e René Descartes, os quais acreditavam que certas ideias ou compreensões são inerentes ao ser humano.
  • Construtivismo/Interacionismo: O construtivismo, muitas vezes associado a Jean Piaget, e o interacionismo, associado a Lev Vygotsky, são abordagens que consideram o aprendizado como um processo ativo de construção do conhecimento pelo próprio aprendiz. Isso significa que o indivíduo constrói seu conhecimento a partir das interações com o meio e com os outros sujeitos, baseando-se em suas estruturas cognitivas prévias.

As outras alternativas apresentam termos que ou não estão diretamente relacionados com as teorias de aprendizagem (como "socialismo" e "comunismo", que são termos da esfera política e econômica), ou são conceitos inexistentes ou mal aplicados no contexto da questão (como "ilusionismo" e "tradicional"). A alternativa A é a correta porque essas três correntes são fundamentais para entender como diferentes teorias educacionais concebem o processo de aprendizagem e a relação entre ensino e aprendizagem.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: A

O empirismo: influencia do meio ambiente, aprendizagem vem das experiências

o inatismo ou apriorismo: o ser humano já nasce pronto e o

construtivismo de piaget/interacionismo de vygotsky: é basicamente um meio termo entre as teorias do empirismo e inatismo

PIAGET construtivismo/interacionismo.

VYGOTSKEY SOCIOINTERACIONSITA

Empirismo: O empirismo é uma perspectiva que defende que todo o conhecimento é adquirido por meio da experiência sensorial e da observação do mundo ao nosso redor. Segundo essa visão, a mente humana é inicialmente uma "folha em branco" (tabula rasa) e todas as ideias e conceitos são formados a partir das percepções sensoriais e da experiência vivida. Ou seja, todo o conhecimento é adquirido através da interação direta com o ambiente.

Inatismo: O inatismo, em contrapartida, sustenta que algumas ideias ou conceitos são inatos e estão presentes na mente humana desde o nascimento, independentemente da experiência. Essas ideias inatas são consideradas como uma parte intrínseca da natureza humana e seriam pré-determinadas biologicamente. Segundo essa perspectiva, a mente possui estruturas ou capacidades inatas que orientam a aquisição de conhecimento.

Interação: O interacionismo, também conhecido como construtivismo, defende que o conhecimento é resultado da interação entre a experiência do indivíduo e as estruturas mentais que ele possui. Essa perspectiva enfatiza que a construção do conhecimento ocorre por meio da interação do sujeito com o ambiente, assim como com outras pessoas. A aprendizagem é vista como um processo ativo, no qual o indivíduo organiza e interpreta as informações e constrói significados a partir dessas interações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo