A elaboração do PPP de uma instituição deve ser um trabalho...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Marco referencial, diagnóstico e programação.
A questão aborda um tema crucial na gestão educacional, que é a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma instituição de ensino. Este documento é fundamental porque orienta ações pedagógicas e a gestão escolar, sendo criado de forma participativa, envolvendo todos os atores da comunidade escolar.
Ao analisarmos a alternativa B, identificamos os elementos que compõem o PPP de acordo com o autor Celso dos S. Vasconcellos, quem, inspirado por Danilo Gandin, propõe uma estrutura dividida em três eixos principais:
- Marco Referencial: Este é o fundamento teórico e filosófico do PPP. É onde são definidos os princípios, visões de mundo, e concepções de educação, ensino e aprendizagem que nortearão todas as ações da escola.
- Diagnóstico: Consiste na análise da realidade da escola, identificando suas potencialidades e desafios. Neste estágio, avalia-se o contexto no qual a instituição está inserida, incluindo não apenas o ambiente interno, mas também o externo.
- Programação: Este é o momento de planejamento operacional. Aqui são estabelecidos os objetivos, metas, estratégias e ações práticas para se alcançar o que foi determinado no marco referencial e considerando o diagnóstico feito.
Esses elementos são essenciais para garantir que o PPP seja um instrumento vivo e ativo na gestão escolar, refletindo a identidade da escola e orientando seu processo educativo. A alternativa B é a correta pois contempla exatamente estes três componentes estruturais do PPP, conforme delineado na literatura por Vasconcellos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A elaboração do PPP de uma instituição deve ser um trabalho de equipe, construído coletivamente, de forma democrática, com representantes da administração, corpo docente e discente, ex-alunos, funcionários e comunidade escolar. Sua produção e execução “é a melhor demonstração de autonomia da equipe escolar e uma oportunidade de desenvolvimento profissional dos professores” (LIBÂNEO, 2004, p. 153). Vasconcellos (2000), baseado na vertente de Danilo Gandin (1994), apresenta a composição do Projeto Político Pedagógico em três partes articuladas entre si:
B
Marco referencial, diagnóstico e programação
Considera-se o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola como um referencial teórico da escola e constitui-se de três marcos: situacional, conceitual e operacional.
- “O marco conceitual explicita objetivamente e estabelece relações entre os fundamentos teóricos.”
- “O marco situacional trata da análise da realidade, diagnóstico da escola e suas especificidades.”
- “O marco operacional define linhas de ação e a reorganização do trabalho pedagógico escolar na perspectiva pedagógica administrativa, financeira e político-social.”
Libâneo (2004, p. 153-168), afirma que “o projeto é um guia para a ação, prevê, dá uma direção política e pedagógica para o trabalho escolar, formula metas, institui procedimentos e instrumentos de ação”.
Para ele, sua “avaliação será processual-somativa, incluindo a coleta de dados, a análise dos resultados, a redefinição permanente de objetivos e meios".
Vasconcellos (2000), baseado na vertente de Danilo Gandin (1994), apresenta a composição do Projeto Político Pedagógico em três partes articuladas entre si: marco referencial, diagnóstico e programação.
Marco referencial -
O que queremos alcançar?
É a busca de um posicionamento: político - visão do ideal de sociedade e de homem; pedagógico - definição sobre a ação educativa e sobre as características que a instituição que planeja deve ter.
Diagnóstico -
O que nos falta para ser o que desejamos?
É o reconhecimento das necessidades, a partir da análise da realidade e/ou do juízo sobre a realidade da instituição (comparação com aquilo que desejamos que seja).
Programação -
O que faremos concretamente para suprir tal falta?
É a proposta de ação. O que é necessário e possível para diminuir a distância entre o que a instituição vem sendo e o que ela deveria ser.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo