Julgue o item a seguir, considerando as maneiras de pensar c...
Julgue o item a seguir, considerando as maneiras de pensar com argumentos racionais.
A frase “Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre
os ombros de gigantes”, de Isaac Newton, mostra que o avanço
do conhecimento científico não pode prescindir do trabalho de
bons especialistas em sua área de atuação, uma vez que esse
conhecimento deve fundamentar-se em argumentos de
autoridade.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ideia transmitida pela frase é de que, para se chegar mais longe no conhecimento científico, é preciso se apoiar em “gigantes”, ou melhor, em grandes autoridades na área. Portanto, o item está CERTO, descrevendo bem que esta frase incorre no apelo a autoridade.
Resposta: C
Arthur Lima - Estratégia Concursos
Ps: Não esqueçam que essa questão é de Raciocínio Analítico!
Prescinde + negação é afirmação...
Discordo do gabarito.
De fato o avanço do conhecimento não pode abrir mão do trabalho de bons especialistas em suas áreas de atuação, no entanto, o conhecimento NÃO deve fundamentar-se em argumento de autoridade. "Argumento de autoridade" é uma conhecida falácia lógica que invalida o argumento. O conhecimento deve ser baseado em estudo, pesquisa e testes exaustivos por seus pares, não no mero apelo a credibilidade dos que vieram antes, como a questão afirma.
ANULADA. Justificativa da banca CESPE: "A redação do item permitiu mais de uma interpretação".
Fontes:
http://www.cespe.unb.br/concursos/funpresp_16_jud/arquivos/274FUNPRESP_JUD_CB3_01.pdf
http://www.cespe.unb.br/concursos/funpresp_16_jud/arquivos/FUNPRESP_16_JUD_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
Julgo como sendo acertada a decisão de ANULAR o item. Penso que a questão não está nem certa e nem errada. É problemático afirmar que Newton estava usando um argumento de autoridade. Ele estava apenas reconhecendo a importância de personagens como Copérnico, Galileu e Kepler para o desevolvimento da ciência moderna empreendida, entre outros, por ele próprio. Claro que recorrer a personagens como esses seria recorrer a autoridades, no entanto, seria um erro recorrer a autoridade de Aristóteles (um grande filósofo) para explicar a queda livre dos corpos. Para este não haveria a queda em parábola (explicada por Newton com a teoria da gravidade universal). Segundo Aristóteles o corpo cairia em linha reta depois de atingida a altura máxima. Portanto, seria um erro recorrer a Aristóteles nessa questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo