Assinale a alternativa correta:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão para entender melhor o Código de Ética dos Profissionais de Administração e a estrutura dos Conselhos de Administração.
A alternativa correta é a alternativa A. O Conselho Federal de Administração (CFA) é o órgão responsável por fixar o calendário eleitoral e convocar as eleições mediante Edital de Convocação. Essa convocação deve ocorrer com no mínimo 120 dias de antecedência em relação ao dia estabelecido para as eleições. Esse procedimento é importante para garantir que todos os profissionais de administração estejam devidamente informados e possam exercer seu direito de voto de maneira organizada e transparente.
Vamos agora olhar cada uma das alternativas incorretas e entender por que elas estão erradas.
Alternativa B: A alternativa afirma que é inelegível o Administrador que possua registro principal e domicílio de, no mínimo, 2 anos, no Conselho Regional de Administração (CRA) para o qual esteja se candidatando. Na verdade, para ser elegível, o Administrador deve cumprir exatamente esses requisitos: ter registro principal e domicílio de, no mínimo, 2 anos no CRA. Portanto, a alternativa está incorreta porque inverte a condição de elegibilidade para inelegibilidade.
Alternativa C: Aqui, a afirmação é que candidatos, seus cônjuges e parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau, podem integrar as Comissões Permanentes Eleitorais dos CRAs. Isso está incorreto, pois justamente para evitar conflitos de interesse e garantir a imparcialidade do processo eleitoral, essas pessoas não podem integrar as Comissões Permanentes Eleitorais.
Alternativa D: Esta alternativa diz que o CFA e os CRAs não podem prever dotação orçamentária para cobrir despesas com o pleito eleitoral, o que é incorreto. Na verdade, CFA e CRAs devem prever dotação orçamentária específica para assegurar a realização das eleições de forma adequada e imparcial. A responsabilidade de captar recursos não pode ser atribuída às Comissões Permanentes Eleitorais, pois isso comprometeria a independência e a isenção do processo.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o tema e as nuances do Código de Ética dos Profissionais de Administração. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo