A ação sobre o receptor 5-HT2 por parte do aripripazol:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a ação do aripiprazol no receptor 5-HT2. Para resolvê-la, é necessário ter conhecimento sobre os mecanismos de ação dos antipsicóticos, especialmente como estes medicamentos interagem com os receptores serotoninérgicos no cérebro.
A alternativa correta é: C - bloqueio intenso.
O aripiprazol é um antipsicótico atípico que tem um perfil de ação complexo. Ele é conhecido por ter atividade como agonista parcial nos receptores de dopamina D2 e ação antagonista nos receptores de serotonina 5-HT2A. O termo "bloqueio intenso" indica que o aripiprazol tem uma forte capacidade de bloquear os efeitos nos receptores 5-HT2, o que é crucial para o seu efeito antipsicótico, especialmente em sintomas relacionados ao excesso de serotonina.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - bloqueio mediano: Esta alternativa sugere uma capacidade moderada de bloqueio, o que não é o caso do aripiprazol, que possui um bloqueio mais forte nos receptores 5-HT2.
- B - estimulação mediana: Implica que o aripiprazol estimularia os receptores 5-HT2, o que não é verdadeiro. Ele age mais como bloqueador desses receptores.
- D - estimulação intensa: Similar ao motivo acima, o aripiprazol não estimula intensamente os receptores 5-HT2, mas sim os bloqueia.
- E - bloqueio pequeno: Esta alternativa subestima a capacidade de bloqueio do aripiprazol nos receptores 5-HT2, que é mais significativa.
Estratégia para este tipo de questão: É fundamental entender a farmacodinâmica dos medicamentos, ou seja, como eles interagem com diferentes receptores no cérebro. Isso ajuda a prever seus efeitos e, portanto, responder às questões sobre suas ações específicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo