Em relação às normas vigentes para a fase de execução do orç...
Considere que determinada ação orçamentária não tenha sido prevista na lei orçamentária anual e tenha sido nesta incluída em momento posterior, por meio de crédito especial. Nessa situação, se for necessário reforçar a dotação da ação orçamentária mencionada, deverá ser utilizado um novo crédito especial.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
o credito utilizado para reforço de dotação não é o credito suplementar? alguem pode me ajudar a esclarecer essa questão?
Fiquei a ver navios como diz a minha avó.
Pegadinha descabida.
Bem, eu entendi dessa forma, me corrijam casa haja um desvio:
Será um novo crédito especial sim. Crédito especial pode ser um indicativo de falha do planejamento orçamentário. Estes necessitam de justificativa e de fonte de recursos, por isso, a reabertura (não é obrigatória) será como novo crédito especial, ou seja, uma nova despesa não delimitada ou especificada. O P. Legislativo tem que ficar de "oio".
Como não havia dotação inicial, o correto é abrir crédito especial. Diante da sua insuficiência será necessário a abertura de novo crédito especial. O crédito suplementar só pode ser aberto em caso de insuficiência de dotação inicial, o que não existe no caso enunciado pela questão.
Aproveitando a deixa da Vanessa IPD,
cuidado para não confundir REABERTURA DE CRÉDITOS (disponibilização do mesmo crédito para o próximo exercício orçamentário) com REFORÇO DE DOTAÇÃO (aumento do valor financeiro de um crédito já existente).
A questão versa sobre o reforço, neste caso o do crédito especial, que só pode ser reforçado mediante abertura de um novo crédito especial. Já os créditos suplementares (que, a propósito, não podem ser reabertos) somente podem reforçar créditos iniciais, ou seja, os que constam originalmente na LOA.
Perfeito Emílio Pereira!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo