Joaquín Herrera Flores concebe os direitos humanos como uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: FCC Órgão: DPE-RR Prova: FCC - 2021 - DPE-RR - Defensor Público |
Q1836904 Direitos Humanos
Joaquín Herrera Flores concebe os direitos humanos como uma convenção cultural que utilizamos para introduzir uma tensão entre os direitos reconhecidos e as práticas sociais que buscam tanto seu reconhecimento positivado, como outra forma de reconhecimento ou procedimento que garanta algo que é, ao mesmo tempo, exterior e interior a tais normas. O conceito apresentado e seu autor estão relacionados a uma das vertentes da
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Joaquín Herrera Flores é um autor espanhol bastante conhecido por sua percepção sobre os direitos humanos, sendo que uma de suas obras mais relevantes é  "A (Re)Invenção dos Direitos Humanos", onde o autor expõe as bases de uma "teoria realista e crítica" dos direitos humanos. Ou seja, a resposta correta é a letra D.


Gabarito: a resposta é a LETRA D. 






Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

TEORIA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS: análise dos direitos humanos encabeçada pelo filósofo espanhol JOAQUÍN HERRERA FLORES. A teoria crítica propõe a reinvenção dos direitos humanos, partindo da compreensão de que o mundo não é estático, "o mundo não é, mas está sendo", pois o mundo se encontra em constante movimento e transformação. Não se pode, portanto, conceber a noção de direitos humanos ou as violações a esses direitos, como algo imutável ou natural, sem possiblidade de críticas ou modificações.

Joaquín Herrera FLORES estabelece quatro condições para a consolidação de uma teoria crítica e realista dos direitos humanos: 

1. Assegurar uma visão realista do mundo em que vivemos e desejamos atuar utilizando os meios que nos trazem os direitos humanos; 

2. O pensamento crítico é um pensamento de combate, e deve desempenhar um forte papel de conscientização que ajude a lutar contra o adversário e a reforçar os próprios objetivos e fins. 

3. O pensamento crítico surge em e para coletividades sociais determinadas, que dele necessitam para elaborarem uma visão alternativa do mundo para lutar pela dignidade; 

4. Por tais razões, o pensamento crítico demanda a busca permanente de exterioridade, não em relação ao mundo em que vivemos, mas em relação ao sistema dominante.

A hermenêutica diatópica, a qual muitos se confundiram (inclusive eu) é proposta por Boaventura de Sousa Santos, onde sugere que haja um diálogo intercultural.

HERMENEUTICA DIATOPICA E DIÁLOGO INTERCULTURAL: Para Boaventura de Sousa Santos, “os direitos humanos têm que ser ‘reconceitualizados’ como multiculturais”, trazendo à baila a aplicação de uma Hermenêutica Diatópica na interpretação dos direitos humanos. Para a teoria da Hermenêutica Diatópica,

todas as culturas possuem concepções distintas de dignidade humana, mas são incompletas. Assim é necessário um diálogo intercultural para uma construção de uma concepção cos- mopolita.

Assertiva D

O conceito apresentado e seu autor estão relacionados a uma das vertentes da teoria crítica dos direitos humanos.

Prof. Ricardo Torques 

Difícil!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo