Considerando a RDC Nº 87, de 21/11/2008, da ANVISA, assinale...
( ) A prescrição ou indicação, quando realizada pelo farmacêutico responsável, também deve obedecer aos critérios éticos e legais previstos. ( ) Na ausência de indicação na prescrição sobre a duração do tratamento, o farmacêutico só poderá efetuar a repetição da receita após confirmação expressa do profissional prescritor. ( ) A farmácia deve realizar a análise de, no mínimo, uma fórmula a cada dois meses. ( ) Devem ser realizados, no mínimo, os seguintes ensaios para as preparações líquidas não estéreis: descrição, aspecto, caracteres organolépticos, peso médio de acordo com a Farmacopeia Brasileira ou outro compêndio oficial reconhecido pela ANVISA. ( ) As análises das fórmulas não devem ser realizadas em laboratórios analíticos próprios, só terceirizados, preferencialmente da Rede Brasileira de Laboratórios em Saúde – REBLAS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - V-V-V-F-F
Tema Central da Questão:
A questão foca na Resolução RDC Nº 87, de 2008, da ANVISA, que estabelece diretrizes para a atuação de farmácias, especialmente no que se refere à prescrição, repetição de receitas, análise de fórmulas e ensaios de preparações. Para responder corretamente, é necessário ter conhecimento sobre a regulamentação de práticas farmacêuticas e a conduta ética envolvida.
Justificativa para a Alternativa Correta:
- (V) A prescrição ou indicação, quando realizada pelo farmacêutico responsável, também deve obedecer aos critérios éticos e legais previstos. Esta afirmação é verdadeira, pois a prática farmacêutica deve sempre seguir normas éticas e legais.
- (V) Na ausência de indicação na prescrição sobre a duração do tratamento, o farmacêutico só poderá efetuar a repetição da receita após confirmação expressa do profissional prescritor. Também é verdadeira, garantindo a segurança e eficácia do tratamento.
- (V) A farmácia deve realizar a análise de, no mínimo, uma fórmula a cada dois meses. De acordo com a regulamentação, a periodicidade de análise está correta.
- (F) Devem ser realizados, no mínimo, os seguintes ensaios para as preparações líquidas não estéreis: descrição, aspecto, caracteres organolépticos, peso médio de acordo com a Farmacopeia Brasileira ou outro compêndio oficial reconhecido pela ANVISA. Esta afirmação é falsa, pois o "peso médio" não se aplica a preparações líquidas, mas sim a outras formas farmacêuticas como comprimidos.
- (F) As análises das fórmulas não devem ser realizadas em laboratórios analíticos próprios, só terceirizados, preferencialmente da Rede Brasileira de Laboratórios em Saúde – REBLAS. Esta afirmação é falsa, pois não há exigência de que análises sejam exclusivamente terceirizadas, podendo ser feitas em laboratórios próprios.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - F-V-V-V-F: Esta sequência não é correta porque a primeira declaração é verdadeira.
B - V-F-F-F-V: Esta sequência não é correta porque a segunda e terceira declarações são verdadeiras.
D - V-V-F-V-V: Esta sequência não está correta porque a quarta declaração é falsa.
E - F-V-F-V-V: Esta sequência é incorreta, pois a primeira e segunda declarações são verdadeiras e a quarta é falsa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(V) A prescrição ou indicação, quando realizada pelo farmacêutico responsável, também deve obedecer aos critérios éticos e legais previstos.
(V) Na ausência de indicação na prescrição sobre a duração do tratamento, o farmacêutico só poderá efetuar a repetição da receita após confirmação expressa do profissional prescritor.
(V) A farmácia deve realizar a análise de, no mínimo, uma fórmula a cada dois meses.
(F) Devem ser realizados, no mínimo, os seguintes ensaios para as preparações líquidas não estéreis: descrição, aspecto, caracteres organolépticos, peso médio de acordo com a Farmacopeia Brasileira ou outro compêndio oficial reconhecido pela ANVISA. ( Descrição, aspecto, caracteres organolépticos, pH(quando aplicável), peso ou volume antes do envase. )
(F)As análises das fórmulas não devem ser realizadas em laboratórios analíticos próprios, só terceirizados, preferencialmente da Rede Brasileira de Laboratórios em Saúde – REBLAS. ( 9.2.4. As análises das fórmulas devem ser realizadas em laboratório analítico próprio ou terceirizado (preferencialmente da Rede Brasileira de Laboratórios em Saúde - REBLAS). (NR)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo