A pancreatite aguda é uma condição inflamatória que pode cau...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2636460 Medicina

A pancreatite aguda é uma condição inflamatória que pode causar lesão ou destruição de componentes acinares, caracterizada por dor abdominal e elevação de enzimas pancreáticas. Nos casos graves, a taxa de mortalidade pode chegar até 30% devido a falência persistente de órgãos. A respeito da pancreatite aguda, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Os cálculos biliares e o abuso de álcool juntos são responsáveis por 60% a 80% de todos os casos de pancreatite aguda.

( ) Achados raros incluem equimose periumbilical e no flanco (Sinais de Grey Turner e Cullen, respectivamente). Ambos são indicativos de sangramento retroperitoneal associado à pancreatite grave.

( ) A pancreatite alcoólica é mais comum em homens, principalmente na faixa entre 40 à 60 anos.

( ) A tomografia de abdome com contraste é o exame de imagem de escolha para a detecção de complicações.

( ) Segundo a classificação revisada de Atlanta, os graus de gravidade são divididos em três: aguda leve, aguda moderadamente grave e aguda grave.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A ALTERNATIVA CORRETA É: C - V - F - V - V - V

ANÁLISE DAS AFIRMATIVAS:

  1. (V) Os cálculos biliares e o abuso de álcool juntos são responsáveis por 60% a 80% de todos os casos de pancreatite aguda.
  2. Justificativa: Esta afirmativa está correta. Os cálculos biliares e o abuso de álcool são as principais causas de pancreatite aguda, sendo responsáveis por uma grande proporção dos casos, como indicado na literatura.
  3. (F) Achados raros incluem equimose periumbilical e no flanco (Sinais de Grey Turner e Cullen, respectivamente). Ambos são indicativos de sangramento retroperitoneal associado à pancreatite grave.
  4. Justificativa: Embora esses sinais sejam raros e indicativos de pancreatite grave, a descrição deles está incorreta em relação à sua associação. O sinal de Grey Turner está relacionado à equimose nos flancos (não é no abdome), e o sinal de Cullen está relacionado à equimose periumbilical. Embora ambos sejam indicativos de sangramento retroperitoneal, a frase estava mal formulada na questão.
  5. (V) A pancreatite alcoólica é mais comum em homens, principalmente na faixa entre 40 à 60 anos.
  6. Justificativa: Esta afirmativa está correta. A pancreatite alcoólica ocorre mais frequentemente em homens, principalmente entre 40 a 60 anos, como é observado na literatura.
  7. (V) A tomografia de abdome com contraste é o exame de imagem de escolha para a detecção de complicações.
  8. Justificativa: A afirmativa está correta. A tomografia computadorizada com contraste é, de fato, o exame padrão para identificar complicações de pancreatite aguda, como necrose e pseudocistos.
  9. (V) Segundo a classificação revisada de Atlanta, os graus de gravidade são divididos em três: aguda leve, aguda moderadamente grave e aguda grave.
  10. Justificativa: A afirmativa está correta. A classificação de Atlanta revisada divide a pancreatite aguda em três categorias: leve, moderadamente grave e grave, com base na gravidade das complicações e na presença de falência de órgãos.

EM RESUMO: A sequência correta das afirmativas é "V - F - V - V - V", conforme a revisão das justificativas.

PONTOS CHAVE:

  • Cálculos biliares e álcool são as principais causas de pancreatite aguda.
  • Equimose periumbilical (sinal de Cullen) e no flanco (sinal de Grey Turner) indicam complicações graves, como sangramentos retroperitoneais, mas o contexto na questão estava impreciso.
  • A tomografia computadorizada com contraste é fundamental para identificar complicações de pancreatite.
  • A classificação revisada de Atlanta divide a pancreatite aguda em três estágios.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo