O brincar ensina a criança a lidar com as emoções. Por meio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1719179 Pedagogia
O brincar ensina a criança a lidar com as emoções. Por meio da brincadeira, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade. Portanto, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador a fim de favorecer o processo de aquisição de autonomia na hora do aprendizado. As atividades lúdicas, quando bem direcionadas, trazem benefícios que proporcionam saúde física, mental, social e intelectual à criança, ao adolescente e até mesmo ao adulto, os jogos lúdicos devem ser a base principal dos exercícios físicos oferecidos às crianças, pelo menos durante o período escolar – e intelectual – o brinquedo contribui para a desinibição, produzindo uma excitação mental altamente estimulante. A brincadeira infantil representa o aprendizado. É uma ação privilegiada no desenvolvimento humano, principalmente na infância, pois é um meio para a elaboração e a reelaboração do conhecimento. Brincar é uma forma de ação cognitiva na qual a criança abstrai, interpreta e entende a realidade, pois simula essa realidade. Quanto mais oportunidades o aluno tiver para falar, escrever, desenhar, compartilhar sentidos e refletir sobre sua ação e a dos colegas, mais forte serão a apreensão do significado do que está sendo trabalhado.
Com base no texto acima assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A.

O tema da questão aborda a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil, enfatizando como o brincar contribui para a aprendizagem, o equilíbrio emocional e a construção da individualidade e personalidade da criança.

A Alternativa A está correta porque descreve de forma clara e precisa o papel do educador no contexto dos jogos e atividades lúdicas. O texto sugere que o educador deve conhecer o jogo, criar situações-problema, observar as tentativas dos alunos, apoiá-los nas dificuldades e estimular suas potencialidades. Além disso, destaca a importância de assegurar aos participantes o direito de pensar, expressar pensamentos, negociar ideias e viver intensamente o jogo de forma prazerosa e enriquecedora. Essas práticas estão alinhadas com os benefícios das atividades lúdicas mencionados no enunciado.

Por outro lado, a Alternativa B está incorreta porque menciona que os jogos promovem contextos de risco e desencorajam a exploração dos jogos em diferentes tipos. Isso contraria a ideia central do texto, que enfatiza os benefícios das atividades lúdicas para a saúde física, mental, social e intelectual.

A Alternativa C também está incorreta ao afirmar que as atividades diárias na educação infantil são atos dissociados do processo educativo e devem ser remetidas ao espaço do lar. O texto discorda dessa afirmação ao destacar que as brincadeiras e atividades lúdicas são meios fundamentais para a elaboração e reelaboração do conhecimento, portanto, são parte essencial do processo educativo na escola.

Por fim, a Alternativa D está incorreta porque há uma alternativa correta, que é a Alternativa A, conforme explicado acima.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo