A inulina e a oligofrutose são ingredientes encontrados nos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q907157 Nutrição
A inulina e a oligofrutose são ingredientes encontrados nos alimentos, fazem parte da porção de carboidratos de armazenamento nos vegetais e são consideradas fibras alimentares. No que concerne a esses dois componentes, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão que trata sobre inulina e oligofrutose, componentes que são classificados como fibras alimentares e pertencem à categoria dos carboidratos de armazenamento nos vegetais.

Alternativa correta: B - Os fruto-oligossacarídeos possuem um potencial fermentativo, são responsáveis pela produção de ácidos graxos de cadeia curta e, além disso, contribuem para a redução do pH no cólon.

Essa alternativa é a correta porque os fruto-oligossacarídeos, que incluem a inulina e a oligofrutose, não são digeridos no trato gastrointestinal superior, chegando intactos ao cólon. Lá, eles são fermentados pela microbiota intestinal, resultando na produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), como acetato, propionato e butirato, e uma consequente redução do pH no ambiente colônico.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: A afirmação de que a inulina e a oligofrutose têm uma capacidade expressiva para aumentar o bolo alimentar e a viscosidade do conteúdo luminal está incorreta. Elas não têm função significativa de aumento de viscosidade comparável a fibras como glucômanas ou goma guar.

Alternativa C: Essa alternativa está incorreta porque fruto-oligossacarídeos são prebióticos, não probióticos. Prebióticos são substâncias que alimentam as bactérias benéficas no intestino, enquanto probióticos são as próprias bactérias.

Alternativa D: A quantidade de calorias geradas por inulina e oligofrutose é inferior a 4 kcal/g. Elas fornecem energia principalmente na forma de ácidos graxos de cadeia curta, o que não é comparável aos açúcares simples.

Alternativa E: Fruto-oligossacarídeos não são hidrolisados nem absorvidos na parte superior do trato gastrointestinal. Eles permanecem intactos até o cólon, onde são fermentados.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o tema da questão e os motivos pelos quais a alternativa B é a correta. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos


Os fruto-oligossacarídeos possuem um potencial fermentativo, são responsáveis pela produção de ácidos graxos de cadeia curta e, além disso, contribuem para a redução do pH no cólon.

(a) ERRADA. A inulina e a oligofrutose possuem tem função prebiótica que simula o crescimento das bactérias benéficas no intestino.

(b) CORRETA

(c) ERRADA. Os fruto-oligossacarídeos são PREBIÓTICOS.

(d) ERRADA. A quantidade de calorias geradas a partir das frações de inulina e oligofrutose é de 2 Kcal/g

(e) ERRADA. Fruto-oligossacarídeos são prebióticos hidrolisados e absorvidos na parte INFERIOR do trato gastrointestinal.

LETRA B

A) A inulina e a oligofrutose não são digeridas pelas enzimas do trato gastrointestinal, mas elas possuem uma capacidade expressiva e superior para aumentar o bolo alimentar e a viscosidade do conteúdo luminal quando comparadas à celulose, glucômanas ou goma aguar. (NÃO HÁ SUPERIORIDADE QUANDO SE COMPARA À CELULOSE, GLUCÔMANAS E GOMA AGUAR)

B) Os fruto-oligossacarídeos possuem um potencial fermentativo, são responsáveis pela produção de ácidos graxos de cadeia curta e, além disso, contribuem para a redução do pH no cólon. (CERTO)

C) Os fruto-oligossacarídeos são probióticos que estimulam o crescimento de outras bactérias não patógenas presentes no lúmen intestinal e limitam a proliferação de microrganismos patogênicos ou indesejáveis. (PREBIÓTICOS)

D) A quantidade de calorias geradas a partir das frações de inulina e de oligofrutose que atingem o cólon é semelhante à dos açúcares simples, ou seja, 4 kcal/g. (1-2KCAL/G)

E) Fruto-oligossacarídeos são prebióticos hidrolisados e absorvidos na parte superior do trato gastrointestinal. (FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS NÃO SÃO HIDROLISADOS, NEM ABSORVIDOS)

OBS: Lembre-se que os prebióticos são alimentos não digeríveis, tais quais: inulina, fruto-oligossacarídeo e pectina.

http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/256674/1/Lemos_AdrianeCristinaGarcia_M.pdf

A

A inulina e a oligofrutose não são digeridas pelas enzimas do trato gastrointestinal, mas elas possuem uma capacidade expressiva e superior para aumentar o bolo alimentar e a viscosidade do conteúdo luminal quando comparadas à celulose, glucômanas ou goma aguar.

As fibras funcionais são CHO que não são digeridos e que foram extraídos a partir de vegetais.

B

Os fruto-oligossacarídeos possuem um potencial fermentativo, são responsáveis pela produção de ácidos graxos de cadeia curta e, além disso, contribuem para a redução do pH no cólon.

CORRETO

C

Os fruto-oligossacarídeos são probióticos que estimulam o crescimento de outras bactérias não patógenas presentes no lúmen intestinal e limitam a proliferação de microrganismos patogênicos ou indesejáveis.

FOS são prébióticos

D

A quantidade de calorias geradas a partir das frações de inulina e de oligofrutose que atingem o cólon é semelhante à dos açúcares simples, ou seja, 4 kcal/g.

A inulina fornece 1 kcal/g

E

Fruto-oligossacarídeos são prebióticos hidrolisados e absorvidos na parte superior do trato gastrointestinal.

Os FOS não são hidrolisados e nem absorvidos. Por isso os frutanos (inulina, FOS, GOS) são utilizados como substitutos de açúcares para diabéticos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo