A Previdência Social compreende um conjunto de ações que ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário da Alternativa A: Incorreto. Na pensão por morte, o rateio do benefício ocorre entre os dependentes, mas é importante destacar que há uma ordem de preferência. Os dependentes são divididos em classes, e somente quando não existem dependentes em uma classe é que se considera os da classe seguinte. As classes são hierarquicamente excludentes, ou seja, cônjuges e filhos têm prioridade sobre os pais, e estes sobre os irmãos.
Comentário da Alternativa B: Incorreto. A aposentadoria por invalidez é concedida ao segurado que, após a devida avaliação médica e perícia, é considerado incapaz de se reabilitar para o exercício de sua atividade ou de outra atividade que lhe garanta a subsistência. Sendo assim, se o aposentado por invalidez retomar qualquer atividade laboral, isso pode resultar na cessação do benefício.
Comentário da Alternativa C: Correto. O auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez não exigem carência nas situações de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho. Isso significa que, independentemente do número de contribuições, o segurado tem direito ao benefício se for vítima dessas circunstâncias.
Comentário da Alternativa D: Incorreto. O valor dos benefícios previdenciários não corresponde necessariamente ao último salário recebido pelo empregado. O cálculo é feito com base em uma média aritmética, considerando o salário de benefício conforme as regras estabelecidas pela legislação previdenciária.
Gabarito: Alternativa C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
II - auxílio-doença e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado que, após filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social, for acometido de alguma das doenças e afecções especificadas em lista elaborada pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e da Previdência Social a cada três anos, de acordo com os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência, ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado;
A - ERRADO - (CÔNJUGE, PARCEIRO e FILHOS) - (PAIS) - (IRMÃOS) ----> O RATEIO SÓ OCORRERÁ QUANDO HAVER MAIS DE UM DEPENDENTE DE UMA MESMA CLASSE. AS CLASSES SÃO HIERARQUICAMENTE EXCLUDENTES.
B - ERRADO - O SEGURADO FOI APOSENTADO PORQUE NÃO FOI REABILITADO ATÉ MESMO PARA OUTRA ATIVIDADE... LOGO CASO EXERÇA ALGUMA ATIVIDADE O BENEFÍCIO DEVERÁ SER CESSADO!
C - GABARITO.
D - ERRADO - EXISTE UMA MÉDIA ARITMÉTICA, OU SEJA, COM BASE NO SALÁRIO DE BENEFÍCIO (regra geral).
A letra d Trata do salário-maternidade,que é baseado no salário da empregada ou avulsa,como a alternativa mencionou benefícios está errada.
Há previsão de concessão da aposentadoria por invalidez a todas as classes de segurados do RGPS, uma vez realizados os requisitos legais.
► Importante!
A aposentadoria por invalidez será devida ao segurado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição.
Deveras, o pagamento da aposentadoria por invalidez é condicionada ao afastamento de todas as atividades laborativas do segurado.
Em regra, para a concessão deste benefício, será imprescindível que o segurado esteja incapacitado de maneira total e permanente para o exercício do trabalho, bem como não haja possibilidade plausível de ser reabilitado para outra atividade laborativa, compatível com as suas restrições físicas ou psíquicas decorrentes do acidente ou enfermidade.
Essa análise normalmente é bastante difícil e casuística. Além das condições clínicas do segurado, será preciso analisar a sua idade e condições sociais, pois em alguns casos a baixa escolaridade e a idade avançada tornam inviável a reabilitação profissional, sendo necessário se conceder a aposentadoria por invalidez ao segurado.
Professor Frederico Amado,CERS.
"independe de carência quanto às contribuições a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho."
Auxilio doença e auxilio acidente tem carência de 12 meses, essa carência só é excluída se for causada por acidente de trabalho ou o segurado for acometido por algumas das doenças listadas... http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/informacoes-gerais/carencia/
essa questão deveria ser anulada, não? ou estou equivocado?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo