Os jardins do Ministério de Educação e Saúde, no Rio de Jane...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912651 Arquitetura
Os jardins do Ministério de Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, projetados por Burle Marx em 1938, constitui marco inicial do modernismo na arquitetura paisagística nacional.
Assinale a opção que apresenta uma característica desse jardim que norteou o projeto de Marx.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Projetado para sediar o antigo Ministério de Educação e Saúde, o prédio, inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas, é atualmente conhecido como Palácio Gustavo Capanema, em referência ao ministro da Educação da época. O bem, tombado pelo Iphan em 1948, representa o marco da arquitetura moderna em nosso país (IPHAN).

O projeto dos jardins do Ministério da Educação e Saúde (MES) marca o início das formas orgânicas do paisagismo de Burle Marx e uma nova fase na sua expressão formal. Teóricos da arquitetura, como Bruno Zevi, qualificaram as formas orgânicas livres do jardim do MES como um recurso de compensação psicológica capaz de abrandar a geometria dos traçados reguladores e a dureza dos perfis arquitetônicos (SIQUEIRA, 2002 apud TANURE, 2007).

Nesta fase, os jardins projetados por Burle Marx ficaram conhecidos por serem espaços contemplativos, de formas orgânicas sinuosas, empregando vegetação nativa.

Fonte: TANURE, Joana Dias. O projeto de paisagismo de Burle Marx e equipe para o “Parque da Cidade" em Brasília/DF. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, 2007.
Gabarito: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

... os jardins projetados por Burle Marx ficaram conhecidos por serem espaços contemplativos, de formas orgânicas sinuosas, empregando vegetação nativa.

Fonte: TANURE, Joana Dias. O projeto de paisagismo de Burle Marx e equipe para o “Parque da Cidade" em Brasília/DF. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, 2007.

Resposta: Letra B

"A ruptura definitiva dá-se nos jardins do

Ministério da Educação e Saúde, de 1937, a já citada

obra-marco do paisagismo e arquitetura nacional, onde

abandona totalmente o formalismo típico do ecletismo

vigente, concebendo jardins, tanto para o terraço como

para os espaços do lote. Radicalmente diferentes das

formas até então utilizadas, usa as formas orgânicas,

tanto para o desenho dos canteiros, como no plantio

das massas multicoloridas de vegetação."

FONTE: Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP- CURSO TÉCNICO EM PAISAGISMO.

A FGV gosta deste tipos de questão de analíse projetual, de forma escrita, sendo importante estudar os estilos e as caracteristicas das obras marcantes de obras e arquitetos dos locais onde a prova for realizada além de referencias gerais, como Burle Marx, Oscar Niemeyer, Lucio Costa etc

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo