Considerando as idéias do texto acima, julgue o item a segui...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2097383 Pedagogia
    Em 1998, por meio da Resolução CEB/CNE n.º 03/1998, o Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu, por força de lei, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), embasadas, por sua vez, em parecer da conselheira Guiomar Namo de Mello (Parecer CEB/CNE n.º 15/1998). Nessas Diretrizes baseiam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), documento que, em princípio, deveria ser distribuído em todas as escolas e servir aos educadores como instrumento orientador na implantação da reforma.

Miriam Abramovay e Mary Garcia Castro (Coord). Ensino Médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO, MEC, 2003 (com adaptações)

Considerando as idéias do texto acima, julgue o item a seguir.


Recentemente, em emenda às DCNEM, o ensino religioso passou a ser de matrícula obrigatória, embora tenha se tornado disciplina a ser oferecida em horários diferenciados nas escolas particulares de ensino médio.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - Errado.

A questão aborda o tema das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e sua relação com o ensino religioso no contexto escolar. Para responder corretamente, é necessário compreender a legislação educacional brasileira, principalmente no tocante ao ensino religioso.

O ensino religioso no Brasil é regido pelo artigo 210, § 1º, da Constituição Federal, e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, em seu artigo 33, com as alterações trazidas pela Lei nº 9.475/1997. De acordo com essas leis, o ensino religioso é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, sendo de matrícula facultativa.

Ao afirmar que o ensino religioso passou a ser de matrícula obrigatória nas escolas particulares de ensino médio e que deve ser oferecido em horários diferenciados, a assertiva se apresenta incorreta. O ensino religioso, mesmo após emendas às DCNEM, permanece de matrícula facultativa, tanto em escolas públicas quanto privadas, devendo ser incluído no currículo da educação básica de forma a respeitar a diversidade cultural religiosa do Brasil, sem qualquer tipo de imposição ou obrigatoriedade de matrícula para os estudantes.

Essa confusão pode surgir de mudanças e debates recentes sobre o ensino religioso, mas é importante destacar que a legislação vigente assegura a facultatividade desse componente curricular, em conformidade com os princípios de laicidade do Estado e de liberdade de crença e convicções filosóficas ou religiosas. Portanto, a afirmação feita na questão está errada, e a resposta correta é a alternativa E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Oferta obrigatória.

Matricula facultativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo