A partir do texto acima, julgue o item subseqüentes acerca d...
A partir do texto acima, julgue o item subseqüentes acerca do desenvolvimento histórico de concepções pedagógicas e do conceito de escola.
Na visão de Bourdieu e Passeron, a tentativa de utilizar a
educação como instrumento de superação da marginalidade
dissimula e, por essa razão, cumpre eficazmente a função de
marginalização.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Certo
A questão aborda a visão de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre o papel da educação na sociedade. De acordo com esses autores, a educação, enquanto instrumento, pode ser utilizada para perpetuar a marginalização social, mesmo que aparente ser um meio de superação dessa marginalização. Vamos entender isso com mais detalhes.
Bourdieu e Passeron são dois sociólogos franceses que desenvolveram a teoria da reprodução social. Segundo eles, a escola desempenha um papel crucial na manutenção das estruturas sociais e na reprodução das desigualdades. A escola, ao invés de ser um espaço neutro e meritocrático, muitas vezes reforça as diferenças sociais ao valorizar o capital cultural das classes dominantes e desvalorizar o das classes populares.
O item afirma que "a tentativa de utilizar a educação como instrumento de superação da marginalidade dissimula e, por essa razão, cumpre eficazmente a função de marginalização". Isso está em consonância com a tese de Bourdieu e Passeron, pois sugere que, ao pretender superar a marginalização através da educação, na verdade se está mascarando (dissimulando) a reprodução das desigualdades sociais. A escola, desse modo, cumpriria eficientemente a função de marginalização ao reforçar as posições sociais existentes.
Agora, vejamos o porquê das alternativas e a justificativa da correta:
Alternativa C - Certo: Esta alternativa está correta porque reflete a concepção de Bourdieu e Passeron de que a educação, embora aparente ser um caminho para a superação da marginalidade, na verdade, serve para reforçar essa marginalização. A educação institucionalizada perpetua as desigualdades sociais ao valorizar o capital cultural da classe dominante e ao desvalorizar o das classes menos favorecidas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo