Acerca das ideias expressas no texto e da tipologia que o ca...
Suzanne Daveau. Os tipos de tempo em Coimbra (dez. 1663 – set. 1665), nas cartas de Padre Antônio Vieira. In: Revista Finisterra, v. 32, n.º 64, Lisboa, 1997, p. 109-15.
Internet: www.ceg.ul.pt(com adaptações).
Nesse texto, essencialmente informativo, o assunto está centrado nas menções feitas ao clima pelo Padre Antônio Vieira em cartas escritas no exílio.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Esta CERTO.
O Texto em questão é "essencialmente informativo" e, de fato, trata centralmente das "menções feitas ao clima pelo Padre Antônio Vieira em cartas escritas no exílio".
Para e entender melhor, vãos por partes. Vejamos:
A informação é o conjunto organizado de dados que, a partir da interpretação e do uso racional, podem ser convertidas em conhecimento e instrução. Um texto, por sua vez, é um conjunto coerente de enunciados e argumentos que formam uma unidade de sentido e que têm intenção comunicativa.
Estas duas definições permitem ter uma noção de texto informativo. Esses textos buscam transmitir a realidade de forma objetiva, já que procuram dar a conhecer um fato, um evento, uma situação ou uma circunstância tal e qual ocorreram na realidade. Nem poderia ser diferente, ao se tratar de informação, pois essa precisa ser certa e confiável.
Assim, consegue-se objetividade recorrendo a uma linguagem denotativa ("do dicionário", que admite um único significado,) e à ausência de emoções ou expressões afetivas e subjetivas.
Exemplo: O Corinthians vence o Flamengo por 2 a 0”. É texto informativo.
No entanto, da seguinte forma: “O grandioso Corinthians deu um baile no Flamengo, vencendo por 2 a 0”. É texto que excede o informativo, uma vez que certos conceitos subjetivos (“grandioso”, “baile”).
O texto informativo, por outro lado, não segue nenhuma linha estética. Em linhas gerais, pode-se dizer que não presta muita atenção à rigidez da forma, mas sim ao conteúdo, o qual deve ser apresentado com coesão e coerência para que o leitor possa interpretar a informação de forma correta e clara.
Por fim, a exposição, a descrição e a comparação aparecem dentro da estrutura do texto informativo, que costuma contar com uma introdução breve, um desenvolvimento mais extenso e uma conclusão de extensão semelhante à introdução.
Discordo do gabarito.
De fato, o texto é informativo; quanto há isso não há questionamento.
O erro do item é afirmar que as cartas foram escritas "no exílio", porque elas não foram. Residência forçada é uma coisa e exílio é outra, bem diferente. Até porque Padre Antônio Vieira era português, e o texto menciona expressamente que as cartas foram escritas em Coimbra.
Nunca isso vai ser informativo. Está contando a história de um personagem, com a presença de narrador e cenário; portanto, está mais para narrativo do que informativo...
RESUMO DO TESTO - CERTO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo