Acerca da Administração Pública e dos princípios que a regem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1862092 Direito Administrativo

Acerca da Administração Pública e dos princípios que a regem, julgue o item.


O princípio da impessoalidade objetiva a igualdade de tratamento que a Administração deve dispensar aos administrados que se encontrem em idêntica situação jurídica.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O princípio da impessoalidade é princípio expresso do direito administrativo, previsto no artigo 37, caput, da Constituição Federal, que determina que a Administração Pública deve agir sempre para realizar as finalidades legais e o interesse público e nunca para beneficiar pessoas ou grupos de pessoas específicos.

Do princípio da impessoalidade resulta também que a Administração Pública deve tratar os administrados de forma isonômica, dando o mesmo tratamento a todos que se encontrem em situação idêntica, sem discriminações, favorecimentos ou tratamentos privilegiados.

Sendo assim, é correta a afirmativa da questão.

Gabarito do professor: certo. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correto;

Fundamento:

Em termos simples - O princípio da impessoalidade estabelece o dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particulares no exercício da função administrativa. Fundamento legal, artigo 37 CF e, outros. (...)

Não entendi a parte do dispensar. Alguém entendeu??

O princípio da impessoalidade impõe que a ação da Administração deve estar voltada para a atingir o objetivo previsto expressamente ou virtualmente em lei, o qual visará atender sempre a uma finalidade que é o interesse público.

Não é questão de português, mas o verbo "dispensar" tornou a questão dúbia.

CERTO

Princípio da Impessoalidade - Este principio se traduz na ideia de que a atuação do agente público deve-se pautar pela busca dos interesses da coletividade, não visando a beneficiar ou prejudicar ninguém em especial - ou seja, a norma prega a não discriminação das condutas administrativas que não devem ter como mote a pessoa que será atingida pelo seu ato.

Matheus Carvalho..

Bons Estudos!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo