Na ótica da promoção, o saneamento como ação positiva para a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2806070 Meio Ambiente

Na ótica da promoção, o saneamento como ação positiva para a saúde deve assumir a responsabilidade de minimizar e/ou erradicar determinadas doenças em parceria com o setor de saúde, pois, além das doenças causadas pelo consumo ou contato direto de água contaminada, a falta de serviços de coleta e tratamento de esgoto e de manejo adequado dos resíduos sólidos favorece a proliferação de vetores transmissores de doenças (Vargas et al., 2007).

No que diz respeito à relação entre saneamento básico e doenças, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A cólera, as diarreias agudas, a febre tifoide, a hepatite A e a leptospirose são exemplos de doenças de transmissão hídrica.

( ) Apesar de os mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika vírus, febre amarela, febre chikungunya, malária e leishmaniose se reproduzirem em água parada, tais doenças não estão diretamente relacionadas com a falta de serviços de saneamento.

( ) As doenças relacionadas ao saneamento são facilmente controladas e seu tratamento é simples, normalmente não onerando o custo dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) com internações.

( ) O suprimento das carências de abastecimento de água e a expansão das ações para que a população mais desfavorecida deixe de conviver com esgotos a céu aberto e tenha acesso a serviços coleta e disposição final adequada de resíduos sólidos, bem como atividades de drenagem, são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e de saúde das populações, tornando-se uma questão social e de saúde pública urgente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas