Em setembro de 1984, iniciava-se a formação do imenso reser...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2002 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IBAMA
Q1198141 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em setembro de 1984, iniciava-se a formação do imenso reservatório de Tucuruí, no sul do Pará. Envolto em denúncias, o represamento do rio Tocantins provocou debates acalorados na reunião anual da SBPC daquele ano. Os pesquisadores temiam que o apressado processo de represamento do rio acarretasse uma catástrofe sem precedentes sobre a economia e o meio ambiente. O enorme lago a ser formado, com 2.830 km², encobriria cerca de 200 mil hectares de floresta. O que aconteceria com a madeira 
O relato e os questionamentos acima refletem as preocupações quanto ao impacto ambiental produzido pelos grandes projetos de hidrelétricas. Com relação a essa temática, julgue o item a seguir.
A preocupação quanto à catástrofe ambiental em Tucuruí decorrente do “apressado processo de represamento” refere-se à possibilidade de a madeira submersa no reservatório apodrecer, alterando as características físico-químicas e biológicas da água.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O reservatório de Tucuruí inundou 2.400 km² de floresta, que não foram desmatadas previamente. Até hoje, a Eletrobrás estima que 6 milhões de metros cúbicos de madeira estejam sob o lago de Tucuruí, tornando ácida a água do reservatório e causando problemas frequentes para o funcionamento das turbinas da usina e para o meio ambiente. Além disso, as emanações do lago de Tucuruí atraem nuvens colossais de moscas, infernizando a vida dos habitantes da região. A formação do lago de Tucuruí expulsou (desterritorializou) os índios Parakanãs de suas terras, trazendo-lhes fome e endemias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo