Os bens de Giffen apresentam elasticidade-preço positiva. 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113592 Economia
Em relação à teoria do consumidor, julgue o item subsequente. 
Os bens de Giffen apresentam elasticidade-preço positiva. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre bens de Giffen. 

Como regra geral, a quantidade demandada tem relação inversa com o preço de um bem. Esta afirmação é conhecida como Lei da Demanda. 

Justamente por isso, valendo a Lei da Demanda, a Elasticidade-Preço da Demanda de um bem é sempre negativa, pois indica que Preço e Quantidade Demandada variam em direções opostas. 

Mas como para toda lei existe uma exceção, com a lei da demanda não é diferente. Os bens de Giffen são bens cuja quantidade demandada tem relação DIRETA com o preço. Ou seja, tais bens de giffen são exceções à lei da demanda. Isso também implica que estes bens possuem elasticidade-preço da demanda positiva (pois quantidade demandada e preço variam sempre na mesma direção). 

Gabarito: Certo 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CORRETA

A elasticidade-preço demanda será sempre negativa, exceto para os bens de Giffen.

Os bens de Giffen representam uma exceção à lei geral da demanda, em que é negativa a relação Preço x Quantidade demandada, de forma que é positiva a elasticidade - preço da demanda desses bens.

Lembrar que o NORMAL é que se o preço aumentar, a demanda diminui.

Bem de GIFFEN (que é um bem inferior) é exceção, onde se o preço aumentar, a demanda também vai aumentar.

Bem de Giffen possui elasticidade preço semana negativa.

GAB C

O conceito de bem de Giffen é uma exceção à lei da demanda. A lei da demanda afirma que, à medida que o preço de um bem sobe, a quantidade demandada desse bem tende a diminuir e vice-versa. No entanto, um bem de Giffen é um bem que desafia essa lei.

Um bem de Giffen é um bem inferior com uma elasticidade-preço da demanda positiva em uma faixa específica de preços. Em outras palavras, à medida que o preço de um bem de Giffen aumenta, a quantidade demandada também aumenta.

Essa situação paradoxal ocorre devido a dois efeitos:

  1. Efeito renda: Como um bem de Giffen é um bem inferior, um aumento no preço reduz a renda disponível dos consumidores, levando-os a consumir mais do bem de Giffen porque é o mais acessível ou porque precisam economizar.
  2. Efeito substituição: O efeito substituição é suplantado pelo efeito renda. Normalmente, um aumento no preço faria os consumidores substituírem o bem por outro mais barato, mas, no caso do bem de Giffen, os consumidores podem não ter outra alternativa mais barata.

Os bens de Giffen são raros e, geralmente, são associados a bens básicos de consumo em contextos de pobreza extrema, onde as pessoas não têm muitas opções de substituição. O exemplo clássico é o pão em épocas de escassez de outros alimentos mais acessíveis. Se o preço do pão aumenta, pode não haver outras opções de alimentos acessíveis para as pessoas, então elas acabam comprando mais pão, mesmo com o preço mais alto.

Resumindo, a elasticidade-preço da demanda de um bem de Giffen é positiva, o que é uma anomalia em relação à maioria dos bens, pois a quantidade demandada aumenta com o aumento do preço.

OpenAI

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo