Suponha que uma reserva de petróleo seja descoberta ...
Neste caso, a reserva de petróleo é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
Para entender por que a alternativa C está correta, é importante discutir alguns conceitos fundamentais de bens públicos e privados:
Bens Públicos: São aqueles que são não excludentes e não rivais. Isto significa que ninguém pode ser excluído do seu uso e o uso por uma pessoa não reduz a disponibilidade para outros.
Bens Privados: São excludentes e rivais. Ou seja, é possível impedir que alguém os utilize, e o consumo por uma pessoa reduz a quantidade disponível para outras.
Bens Comuns (ou Recursos Comuns): São não excludentes mas rivais. Isso significa que, embora não seja possível excluir indivíduos do uso desses bens, o consumo por uma pessoa diminui a quantidade disponível para outras.
No contexto da questão, uma reserva de petróleo descoberta e liberada para exploração é um exemplo clássico de bem comum. Vamos destrinchar o porquê:
Não Excludente: Uma vez que a reserva é descoberta e liberada para exploração, não há como impedir que outras empresas participem da exploração.
Rival: A quantidade de petróleo é limitada. Assim, a extração feita por uma empresa reduz a quantidade disponível para as demais. Isso leva ao problema conhecido como tragédia dos comuns, onde múltiplos indivíduos, agindo de maneira independente e racional de acordo com seus próprios interesses, acabam por esgotar um recurso compartilhado limitado, mesmo quando é claro que isso não é do interesse de longo prazo de nenhum deles.
Portanto, a alternativa C está correta ao afirmar que a reserva de petróleo é não excludente mas rival, levando ao problema da tragédia dos comuns.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sem prolongar muito e não substitui a lida de algum autor ou material..
- Basicamente, um bem excludente é aquele sua obtenção fica sujeita a pagamento e a rivalidade diz respeito a diminuição da quantidade. Ex: um livro (excludente e rival - bem privado). Para você ter um livro, teria que comprá-lo e o fato de possuí-lo diminuiria a possibilidade de que os outros tenham o livro.
A questão fala que o Estado libera a exploração mas não condiciona pagamento entretanto o fato de uma empresa explorar diminui a quantidade a ser explorada pelas outras empresas logo é um bem não excludente mas rival
gabarito: c
A FGV sempre cirando perguntas absurdas nas provas....
Provisão (financiamento) de bens públicos:
* Os benefícios não estão limitados a um consumidor qualquer;
* Não há rivalidade (diminuição da quantidade) no consumo desse bem;
* O consumidor não é excluído no caso de não pagamento.
Fonte: James Giacomoni - Orçamento Público
Isso é administração financeira e orçamentária?
Essa questão está mais atrelada à economia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo