Marcos, 23 anos, portador de diabetes mellitus tipo I, é lev...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2405483 Medicina
Marcos, 23 anos, portador de diabetes mellitus tipo I, é levado à UPA devido a quadro de dor abdominal, náuseas e vômitos há 2 horas. Ao exame, constatou-se que o paciente se encontra taquipneico, com extremidades frias, pulsos periféricos palpáveis, desorientado e letárgico.
Durante a triagem, o paciente apresentou pressão arterial de 100/85 mmHg, frequência cardíaca de 136 bpm, Glasgow 11 e gasometria arterial constando PH 7,9; HCO3- 4mmol/L e Sat02 96%.
De acordo com o caso clínico ora apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C: "Para o paciente em questão, deve ser iniciada infusão de solução salina isotônica de cloreto de sódio (NaCl) 0,9%, em média 15 a 20 mL/kg na primeira hora, buscando-se restabelecer a perfusão periférica."

O tema central desta questão é o manejo da cetoacidose diabética (CAD), uma complicação aguda do diabetes mellitus tipo I, caracterizada por hiperglicemia, acidose metabólica e cetonemia. Para resolver a questão, é necessário compreender os critérios diagnósticos e o tratamento inicial da CAD.

Explicação da alternativa correta (C):

Na cetoacidose diabética, a reposição de fluidos é um passo inicial crucial no tratamento. O paciente apresenta sinais de desidratação e hipoperfusão (extremidades frias, letargia), sendo necessário o uso de solução salina isotônica para restaurar o volume intravascular. A infusão de 15 a 20 mL/kg de solução salina na primeira hora é uma prática recomendada para melhorar a perfusão periférica e estabilizar o paciente.

Análise das alternativas incorretas:

A: A afirmação está incorreta porque, apesar de os sintomas indicarem cetoacidose diabética, o pH 7,9 é um valor alcalino, não compatível com acidose. Um erro na transcrição do pH pode ter ocorrido, visto que um pH acidótico (<7,3) seria esperado.

B: Está incorreta porque os critérios de resolução para CAD incluem glicemia <200 mg/dL, mas envolvem pH >7,3 e bicarbonato >15 mEq/L. A informação do pH >7,00 é enganosa, já que 7,00 ainda indicaria acidose.

D: Embora a administração de insulina seja necessária, o tratamento inicial de CAD prioriza a reposição de fluidos. A infusão de insulina deve ser iniciada após a reidratação inicial para evitar complicações como o choque hipovolêmico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um caso clínico de um paciente jovem com diabetes mellitus tipo I, que chega à unidade de pronto atendimento com sintomas de dor abdominal, náuseas, vômitos, taquipneia e alterações do estado mental. Os sinais vitais e a gasometria arterial apontam para um quadro de acidose metabólica, possivelmente uma cetoacidose diabética (CAD), caracterizada por um pH ácido (<7,35), bicarbonato sérico baixo e compensação respiratória (taquipneia para tentar "soprar" o excesso de ácido na forma de CO2). A alternativa correta (C) sugere a administração inicial de solução salina isotônica a uma taxa de 15 a 20 mL/kg na primeira hora, o que é uma prática padrão no tratamento inicial da CAD para restaurar a perfusão tecidual e corrigir o estado de choque e a desidratação que frequentemente acompanham este quadro. As outras opções estão incorretas: a alternativa (A) está errada pois o pH está alto (alcalose), não compatível com CAD grave; a alternativa (B) descreve critérios de resolução do quadro, o que não se aplica ao estado atual do paciente; e a alternativa (D) embora a insulina seja parte do tratamento da CAD, a prioridade inicial é a reidratação e estabilização hemodinâmica antes da administração de insulina, para evitar complicações como o edema cerebral.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo