O plano de metas de Juscelino Kubitschek, financiado, princ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113616 Economia
Julgue o item subsecutivo, com relação aos planos de desenvolvimento implementados na segunda metade do século XX e às mudanças estruturais na economia brasileira. 
O plano de metas de Juscelino Kubitschek, financiado, principalmente, por meio da expansão monetária, promoveu, em curto espaço de tempo, mudanças estruturais profundas na economia brasileira, com o setor agropecuário perdendo espaço para a indústria; com a intensificação do processo de substituição de importações; e com a realização investimentos significativos em infraestrutura básica.  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 


O plano de metas de JK foi um plano desenvolvimentista, buscando fazer o Brasil crescer 50 anos em 5. 

O Plano consistia em 30 objetivos (metas) distribuídos em 5 grandes áreas: energia, transporte, indústrias de base, alimentação e educação. Mas, inicialmente, não apontava a fonte de financiamento para que as metas fossem levadas a cabo. 
Na prática, o setor público é que financiou a maior parte do programa, sendo a inflação o principal instrumento, já que foi consequência inevitável da expansão monetária que financiava o gasto público e do aumento do crédito, que viabilizaria os investimentos privados. Como resultado, a inflação dos anos JK saltou para cerca de 25% ao ano em média.
O processo de industrialização por substituição de importações andava de vento em popa e o Programa de Metas contribuiu muito para tal. Entre 1952 e 1961 o valor adicionado pela indústria cresceu mais de 11% ao ano em média, com os anos JK ainda bem acima deste percentual médio. O setor produtor de bens de capital dobrou sua participação de 6% para 12%. Por outro lado, as exportações de café tiveram queda significativa de sua participação no PIB ao longo dos anos JK, caindo de 4% para 2%, aproximadamente.
Outra consequência da grande expansão dos anos JK foi a significativa piora do saldo de TransaçõesCorrentes. Isso aconteceu especialmente devido à queda das exportações, muito em virtude do aumento da absorção interna.

Gabarito: CERTO 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito CERTO

O plano de metas de Juscelino Kubitschek impulsionou a economia brasileira com expansão monetária, resultando em mudanças estruturais: indústria em ascensão, substituição de importações e investimentos em infraestrutura.

O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, financiado principalmente pela expansão monetária, promoveu, em curto espaço de tempo, mudanças estruturais profundas na economia brasileira:

  • Mudança na matriz econômica: O setor industrial ganhou espaço em relação ao agropecuário.
  • Substituição de importações: A produção interna de bens de consumo e duráveis ​​aumentou.
  • Investimento em infraestrutura: Ampliação da rede de energia, transporte e comunicação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo