Quanto às causas do processo inflacionário brasileiro, o Pl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113619 Economia
Julgue o item subsequente, a respeito dos planos de estabilização implementados a partir da década de 1980.
Quanto às causas do processo inflacionário brasileiro, o Plano Real compartilhou das mesmas premissas que embasaram os planos de estabilização implementados anteriormente, inclusive em relação ao papel secundário do desequilíbrio das contas públicas para a escalada da inflação. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 


Grande parte dos demais planos de estabilização anteriores ao Plano Real partiam do pressuposto de que o principal problema do país era a inflação inercial. Diferentemente, o Plano Real usava como premissa de que o déficit público é que era o principal culpado. 

Ainda que tenha herdado do governo Collor um quadro fiscal menos pior e uma situação externa bem melhor, o Plano Real foi concebido em três fases, sendo a primeira delas o Ajuste Fiscal. A ideia é que antes do combate efetivo à inflação inercial, era preciso conter a inflação de demanda, o motor da inflação, e diagnosticava-se que o déficit público era a principal causa da pressão de demanda agregada.
Gabarito: Errado



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa está errada.

O Plano Real, implementado no Brasil em 1994, diferenciou-se dos planos de estabilização anteriores ao não compartilhar das mesmas premissas em relação ao papel secundário do desequilíbrio das contas públicas na escalada da inflação.

Nos planos anteriores, como o Plano Cruzado (1986) e o Plano Collor (1990), acreditava-se que a principal causa da inflação no Brasil era o desequilíbrio fiscal, ou seja, o déficit público excessivo. Esses planos buscaram estabilizar a economia por meio do controle das contas do governo, como o congelamento de preços e salários.

No entanto, o Plano Real adotou uma abordagem diferente. Ele reconheceu que, embora o desequilíbrio fiscal pudesse contribuir para a inflação, existiam outras causas estruturais e monetárias que também desempenhavam um papel significativo. O Plano Real buscou o controle da inflação por meio de uma combinação de medidas, como a criação de uma nova moeda (o Real), a manutenção de uma política monetária rigorosa e o compromisso com a estabilização econômica.

Fonte: ChatGPT

Grande parte dos demais planos de estabilização anteriores ao Plano Real partiam do pressuposto de que o principal problema do país era a inflação inercial. Diferentemente, o Plano Real usava como premissa de que o déficit público é que era o culpado. 

O Plano Real foi concebido em três fases, sendo a primeira delas o Ajuste Fiscal. A ideia é que antes do combate efetivo à inflação inercial, era preciso conter a inflação de demanda, o motor da inflação, e diagnosticava-se que o déficit público era a principal causa da pressão de demanda agregada.

Galera, com relação ao que é ESPECIFICAMENTE perguntado na questão, o plano real NÃO TRATOU O DÉFICIT PÚBICO COMO CAUSA SECUNDÁRIA da inflação. O desequilíbrio das contas públicas era uma das principais causas do descontrole inflacionário. Contudo, não era a única.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo