O Plano Cruzado encontrava fundamento na tese de que o proc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113620 Economia
Julgue o item subsequente, a respeito dos planos de estabilização implementados a partir da década de 1980.
O Plano Cruzado encontrava fundamento na tese de que o processo inflacionário brasileiro era essencialmente inercial, decorrendo de cláusulas de indexação que o perpetuavam ao longo do tempo. Nesse sentido, adotou-se o chamado choque heterodoxo, que, entre outras medidas, congelava o preço de todos os produtos, com a caracterização do desrespeito ao tabelamento como crime contra a economia popular. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 


Em 1986, com as contas externas controladas, o foco principal da política econômica foi o combate à
inflação, pois, dentre as propostas existentes, venceu no governo o diagnóstico de que se tratava de inflação inercial. Por isso, o Governo Sarney lançou no final de fevereiro de 1986 o Plano Cruzado.
Baseado na obra “Choque Heterodoxo" de Francisco Lopes, o componente inercial buscava explicar
predominantemente a inflação brasileira, já de três dígitos. E essa inércia decorria dos contratos com indexação, já que, numa economia indexada, a tendência inflacionária torna-se a própria inflação do período anterior somada aos novos choques de oferta ou de demanda e assim sucessivamente. Ou seja, a inflação passada seria reproduzida no presente.
Então, publicou-se em no dia 28 de fevereiro de 1986, o conteúdo do Plano Cruzado com as seguintes medidas:
• Reforma Monetária e Congelamento: ficou estabelecida a nova moeda, o Cruzado, que equivalia a mil Cruzeiros. Os preços de todos os produtos estavam congelados a partir de 28 de fevereiro, assim como a taxa
de câmbio;
• Desindexação da Economia: as Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional — ORTNs (criadas em 1964, no Paeg para permitir a indexação dos títulos) foram extintas e substituídas pelas Obrigações do Tesouro Nacional — OTNs, cujos valores ficariam congelados por um ano. Também ficava proibida a indexação de contratos com prazo inferior a um ano. Ainda, as obrigações financeiras existentes continuavam a ser estabelecidas na velha moeda (cruzeiro), que era desvalorizada diariamente em relação ao cruzado, através de uma Tablita de conversão;
• Índice de Preços e Cadernetas de Poupança: o IPCA passou a ser IPC (Índice de Preços ao Consumidor) com o objetivo de tirar a inflação de fevereiro da conta para não contaminar o índice a partir de então. As cadernetas de poupança passaram a ter rendimentos trimestrais, em vez de mensais.
• Política Salarial: os salários ficavam congelados pela média dos seis meses anteriores, podendo os empresários decidirem por aumentos caso a caso, por negociação. E para evitar acúmulo de perdas foi criado o gatilho salarial, que seria acionado sempre que a inflação acumulada chegasse a 20%.

Gabarito: Certo 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO

No Plano Cruzado, Sarney optou manter um padrão mais heterodoxo na economia juntamente com a troca da moeda (de Cruzeiro para Cruzado).

Uma das características dos planos heterodoxos é de que o problema econômico deve ser resolvido com uma solução política. Portanto, ao congelar os preços (medida heterodoxa), houve a criação dos "fiscais do Sarney", aos quais eram incumbidas as atribuições de fiscalizar os preços nos estabelecimentos a fim de garantir que estivessem cumprindo o seu tabelamento.

Caso essa medida não fosse seguida, o fiscais poderiam avisar ao governo, e este poderia até fechar temporariamente estabelecimentos.

"Essencialmente Inercial" me pegou, afinal no início o diagnóstico era de que a inflação era também de demanda.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo