Sobre as características físicas e químicas da atmosfera te...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1090101 Meio Ambiente
Sobre as características físicas e químicas da atmosfera terrestre, verifica-se que a(o)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

Vamos entender os motivos que tornam a alternativa C a correta e discutir as características físicas e químicas da atmosfera terrestre.

Alternativa A: A ionosfera não é constituída de uma única camada de densidade fixa de íons. Na verdade, ela é composta por várias camadas e a densidade de íons varia com a altitude e a atividade solar. Além disso, seu impacto direto sobre o clima da Terra não é significativo. A ionosfera é mais relevante para a propagação de ondas de rádio.

Alternativa B: A estratosfera não apresenta temperaturas mais baixas do que no limite superior da troposfera (tropopausa). Na verdade, a temperatura na estratosfera aumenta com a altitude devido à presença da camada de ozônio, que absorve a radiação ultravioleta do sol.

Alternativa C: A presença do ozônio é realmente vital para a Terra. Ele tem a capacidade de absorver a radiação ultravioleta do sol através da reação de fotodissociação. Esta absorção é fundamental para proteger a vida na Terra dos efeitos nocivos da radiação UV, que pode causar câncer de pele, catarata e outros problemas de saúde.

Alternativa D: O oxigênio não é o gás mais abundante na atmosfera terrestre. Na verdade, o nitrogênio é o gás predominante, seguido do oxigênio. Juntos, eles constituem cerca de 99% do volume de ar seco e limpo na atmosfera. A proporção aproximada é 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio.

Alternativa E: O vapor d’água não constitui mais da metade do volume da baixa atmosfera, mesmo nos trópicos úmidos e quentes. A quantidade de vapor d'água na atmosfera varia, mas geralmente é muito menor que 50%, mesmo em regiões tropicais.

Esta questão aborda conhecimentos sobre as camadas da atmosfera, a composição dos gases atmosféricos e a importância do ozônio. Esses são conceitos fundamentais em estudos de Geografia e Ciências Ambientais, especialmente no contexto de concursos públicos.

Se precisar de mais alguma explicação ou tiver alguma dúvida, estou aqui para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito''C''.

O ozônio estratosférico desempenha uma função elementar na filtração de radiação ultravioleta, pois na presença deste tipo de radiação, uma molécula de ozônio pode dissociar-se via reação de fotodissociação.

Portanto, a existência e manutenção da camada de ozônio é fundamental para a minimização da exposição dos seres humanos à radiação ultravioleta (principalmente a UV-B).

Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

A alternativa A está errada, pois a ionosfera é composta por camadas de ionização, não por uma camada fixa. Além disso, ela se situa na parcela mais inferior da termosfera, que está a dezenas de quilômetros de altura, não tendo grande impacto no clima como afirmado.

A alternativa B está errada, porque, ao contrário do que ocorre troposfera, a temperatura na estratosfera aumenta à medida que a altitude também aumenta devido aos efeitos de absorção de calor por parte do ozônio. Então, é correto afirmar que a estratosfera apresenta temperaturas mais altas (não mais baixas) que na tropopausa.

A alternativa C está correta e é o nosso gabarito. O ozônio é fundamental para a proteção da superfície do planeta quanto à incidência de radiação ultravioleta.

Sem o ozônio, a vida na terra como a conhecemos não seria possível diante dos estragos que a radiação ultravioleta do Sol provocaria. Basta pensar que a pouca radiação UV que não é absorvida pelo ozônio e chega à superfície já traz grandes consequências, tais como o impacto no sistema imunológico, os danos à visão, o envelhecimento precoce e o induzimento a neoplasias (câncer).

Assim, as principais preocupações da destruição da camada de ozônio são os perigos dos raios ultravioletas do Sol encontrarem o caminho livre para atingir a superfície da Terra.

A alternativa D está errada, porque o nitrogênio possui maior concentração do que o oxigênio na atmosfera, com cerca de 78%.

Eu achava que a camada de ozônio REFLETIA os raios ultravioletas, não absorvia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo