Considerando que o documento acima tenha sido elaborado em r...
Se, na linha 5, no lugar do pronome “cuja”, fosse empregada a expressão que a, o paralelismo sintático do período seria reforçado e a correção gramatical do texto seria mantida.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão informa que "se, na linha 5, no lugar do pronome “cuja”, fosse empregada a expressão que a, o paralelismo sintático do período seria reforçado e a correção gramatical do texto seria mantida".
O pronome relativo "cujo", e flexões, equivale a "do qual" (e flexões). Desta forma, é incompatível a expressão "que a", pois impede o paralelismo sintático.
A resposta é incorreta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Guerreiros, para nós respondermos a pergunta, a repetição de conteúdo é uma ferramenta que temos para passar no concurso público, então vamos rapidamente relembrar o que é esse "cujo"???
Consoante a Gramática Celso Cunha, ele diz que "cujo" é, a um tempo, relativo e possessivo, equivalente pelo sentido a do qual, de quem, de que e em que. Emprega-se apenas como pronome adjetivo e concorda com a coisa possuída em gênero e número.
Já para a Gramática Evanildo Bechara, ele diz que precedidos ou não de1 preposição, valem sempre "do qual", "da qual", "dos quais", "das quais" ( caso em que a preposição "de" tem sentido de posse) e funcionam como adjunto adnominal do substativo seguinte com o qual concordam em gênero e número.
Amigos, sei que é chato o tal da gramática, mas devemos ter paciência e relembrar esses conceitos, pois em se tratanto de CESPE, não podemos perder questões, ainda mais de português, que elimina muita gente. Aqui, coloco alguns exemplos citados por esses dois gramáticos, assim vocês podem confiar.
Ex: O homem cuja casa comprei embarcou ontem ( = a casa do qual). Veja que o "cuja casa" é objeto direto de "comprei".
Ex: Terminei o livro sobre cuja matéria tanto discutíamos ( = sobre a matéria do qual). Guerreiros, veja que "sobre cuja matéria" é complemento nominal de "discutíamos", pois quem discuti, discuti sobre alguma coisa, não é??
Hipóteses que vocês nunca podem empregar o cujo:
1-) como sinônimo de "o qual", "a qual", "os quais", "as quais". Ex: Aqui está o livro cujo livro compramos (= o qual)
2-) precedido ou seguindo de artigo: Ex: Este é o autor à cuja obra te referiste ( não há acendo indicativo de crase). Outro exemplo é: Compramos os livros de cujos os autores nos esquecemos.
Conclusão: A questão pede pra trocar por "que a," em que a correção gramatical estaria equivocada, e aqui vai uma "dica": tente verificar primeiro a gramática, depois veja se há paralelismo ou não!!!
No mais, força e se você domina esse assunto, já já você está no seu almejado cargo, se não domina, não tem problema, você deu mais um passo pra chegar ao seu objetivo. Força guerreiros!!!
Galera, o pronome CUJO, não pode ser trocado por nenhum outro.
Questão: Errada: não troque seu cujo por nada.
Só complementando:
O CUJO não pode ser substituído por nenhum outro pronome, pois somente ele, de todos os pronomes relativos, exerce função anafórica (retomando o termo antecedente) e catafórica ( fazendo referência ao substantivo subsequente) ao mesmo tempo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo