Os recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1993578 Contabilidade Pública
Os recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou funcionamento relacionadas a uma finalidade pública específica, mas que não correspondam a uma contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou a transferência são classificados como receitas
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa questão versa sobre classificação das receitas orçamentárias quanto à natureza, mais especificamente quanto à categoria econômica e origem.
Vamos analisar as alternativas:

A) Essa alternativa está errada, pois as receitas orçamentárias oriundas de contribuições referem-se às contribuições sociais, previstas no art. 149 da CF/1988, relativas à intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de atuação nas respectivas áreas, e o §1º desse artigo em comento estabelece que estados, Distrito Federal e municípios poderão instituir contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, de regimes de previdência de caráter contributivo e solidário. Logo, não versa sobre uma transferência (MCASP, 9ª ed., pg. 48).

B) Essa alternativa está certa, pois, de fato, as transferências correntes são recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou funcionamento relacionadas a uma finalidade pública específica, mas que não correspondam a uma contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou a transferência.

C) Essa alternativa está errada, pois as receitas orçamentárias oriundas de serviços possuem origem específica, abrangendo as receitas decorrentes das atividades econômicas na prestação de serviços por parte do ente público, tais como: comércio, transporte, comunicação, serviços hospitalares, armazenagem, serviços recreativos, culturais, etc (MCASP, 9ª ed., pg. 50).

D) Essa alternativa está errada, pois as receitas orçamentárias oriundas de operações de crédito são recursos financeiros oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos obtidas junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas (MCASP, 9ª ed., pg. 51).

E) Essa alternativa está errada, pois as transferências de capital são recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado e destinados para atender despesas em investimentos ou inversões financeiras, a fim de satisfazer finalidade pública específica; sem corresponder, entretanto, a contraprestação direta ao ente transferidor (MCASP, 9ª ed., pg. 52). Note que a finalidade está diversa do apresentado no enunciado da questão.
Gabarito do Professor: LETRA B)


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab B

Receita recebida de outras pessoas de direito público ou privado destinada a atender despesas de manutenção ou funcionamento que não impliquem contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou essa transferência.

MCASP 9º EDIÇÃO

Código 1.7.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Transferências Correntes

Na ótica orçamentária, são recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou funcionamento relacionadas a uma finalidade pública específica, mas que não correspondam a uma contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou a transferência.

RECEITA CORRENTE - TRANSFERÊNCIAS CORRENTES:

São recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado

  • destinados a atender despesas de manutenção ou funcionamento relacionadas a uma finalidade pública específica
  • NÃO correspondem a uma contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou a transferência

RECEITA DE CAPITAL - TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL:

São recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado

  • destinados para atender despesas em investimentos ou inversões financeiras, a fim de satisfazer finalidade pública específica
  • NÃO correspondem a contraprestação direta ao ente transferidor
  • Os recursos da transferência ficam vinculados à finalidade pública e não a pessoa.

Gabarito: letra B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo