O posicionamento adequado dos pacientes acamados tem importâ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - A alternativa propõe que na posição supina, o paciente se deita com as costas para cima, os membros inferiores estendidos e a cabeça virada para um dos lados, sendo essa posição indicada para um bom alinhamento do corpo, estando incorreta, na posição supina ou decúbito dorsal o paciente se deita de costas, preservando o alinhamento da coluna vertebral e as extremidades inferiores podem ficar em extensão ou ligeiramente flexionadas para permitir o relaxamento dos músculos abdominais. Em exames físicos, ausculta cardíaca e pulmonar, e avaliação neurológica, o paciente é colocado na posição supina para facilitar a realização dos procedimentos e permitir uma avaliação mais precisa. Procedimentos cirúrgicos: especialmente procedimentos abdominais e torácicos, o paciente é posicionado na posição supina na mesa de cirurgia para garantir o melhor acesso ao local a ser operado.
B) Correta - Na posição de Fowler, o paciente fica semissentado, cabeceira entre 45 e 60 graus, joelhos levemente dobrados, braços apoiados por travesseiros, sendo essa posição indicada para facilitar alimentação e respiração. A partir do decúbito dorsal, deve-se elevar a cabeceira da cama em 45°. Esta posição afasta os órgãos abdominais do diafragma, aliviando a pressão sobre a cavidade torácica, o que permite aos pulmões insuflarem de maneira mais eficaz de forma a melhorar a relação ventilação/perfusão pulmonar.
C) Incorreta - A alternativa propõe que na posição Trendelemburg, o paciente fica em decúbito ventral, pernas elevadas e cabeça mais baixa que o corpo, sendo essa posição indicada no choque cardiogênico e cirurgias do intestino, estando incorreta, a posição de trendelenburg trata-se de uma variação do decúbito dorsal, em que a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. É uma posição utilizada para cirurgias de órgãos pélvicos, estados de choque, tromboflebites e laparotomia do abdômen inferior.
D) Incorreta - A alternativa propõe que na posição genupeitoral, o paciente fica com o peito voltado para cima, membros inferiores flexionados sobre a coxa e joelhos afastados, sendo essa posição indicada para exame pélvico, estando incorreta, na posição genupeitoral, o peito e os joelhos ficam apoiados no leito. É caracterizada por se verificar apoio simultâneo do peito e dos joelhos no mesmo plano horizontal, ficando o eixo do tronco inclinado de trás para a frente e de cima para baixo.
E) Incorreta - A alternativa propõe que na posição de Sims, o paciente fica em decúbito lateral esquerdo, pernas dobradas e alinhadas, abraçado a um travesseiro ou similar, sendo essa posição indicada para enema e medicação via anal, estando incorreta, a posição de sims é uma variante da posição lateral, diferindo em relação à distribuição do peso do paciente que é colocado no ílio anterior, úmero e clavícula. Usada para realizar exames retais, lavagem intestinal e aplicação de supositórios.
Gabarito: Letra B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B.
Na posição de Fowler, o paciente fica semissentado, cabeceira entre 45 e 60 graus, joelhos levemente dobrados, braços apoiados por travesseiros, sendo essa posição indicada para facilitar alimentação e respiração.
qual o erro da e?
qual o erro da c ?
Semi fowler é 45º. Fowler é 90º! A B está errada
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo