Diversas doenças transmitidas por carrapato têm assumido imp...
Diversas doenças transmitidas por carrapato têm assumido importância tanto em saúde pública, quanto animal. Entre essas, a erliquiose monocítica canina, causada pela Ehrlichia canis e transmitida por Riphicephalus sanguineus. Analise as afirmações abaixo, considerando aspectos clínicos e diagnósticos da Erliquiose canina. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Depois de um período de incubação, o cão infectado com E. canis começa a apresentar diversos sinais sistêmicos, iniciando a fase aguda.
( ) Quando se multiplica dentro das células mononucleares circulantes e do fígado, do baço e dos linfonodos, induz linfoadenomegalia e hiperplasia linforreticular.
( ) A fase subclínica pode durar meses ou anos e é caracterizada por persistência variável de trombocitopenia, leucopenia e anemia na ausência de sinais clínicos.
( ) O diagnóstico é realizado com maior frequência na fase crônica, na qual os sinais clínicos são mais evidentes e a detecção da mórula no esfregaço é mais comum.
( ) A detecção de altos títulos de anticorpos para E. canis ou ainda a demonstração do DNA de E. canis pela PCR são técnicas utilizadas para a confirmação do diagnóstico.
Assinale a alternativa com a sequência correta: