Na indústria petroquímica é comum a exposição aos agentes q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q454423 Segurança e Saúde no Trabalho
Na indústria petroquímica é comum a exposição aos agentes químicos Fenol, Tolueno e Xileno, pertencentes ao grupo dos hidrocarbonetos aromáticos. Ao implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, deve o médico do trabalho prever o controle biológico da exposição a esses agentes químicos, em consonância com o Quadro I da Norma Regulamentadora no 7, Portaria MTE no 3.214/1978 e alterações posteriores.

Essa previsão compreende, sucessivamente:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quadro I da Norma Regulamentadora no 7, Portaria MTE no3.214/1978

Fenol - Fenol

Tolueno - Ác. Hipúrico

Xileno - Ác. Metil-Hipúrico

7.4.3.1 no exame médico admissional, deverá ser realizada antes que o trabalhador assuma suas atividades;

7.4.2.1 Para os trabalhadores cujas atividades envolvem os riscos discriminados nos Quadros I e II desta NR, os exames médicos complementares deverão ser executados e interpretados com base nos critérios constantes dos referidos quadros e seus anexos. A periodicidade de avaliação dos indicadores biológicos do Quadro I deverá ser, no mínimo, semestral, podendo ser reduzida a critério do médico coordenador, ou por notificação do médico agente da inspeção do trabalho, ou mediante negociação coletiva de trabalho.

b

A Norma Regulamentadora n o 7, Portaria MTE n o 3.214/1978 e alterações posteriores, estabelece os indicadores biológicos e as periodicidades para a monitorização da exposição a esses agentes químicos. De acordo com o Quadro I dessa norma, os indicadores biológicos e as periodicidades são os seguintes:

- Fenol: dosagem de fenol na urina, com periodicidade admissional, periódica e de retorno ao trabalho.

- Tolueno: dosagem de ácido hipúrico na urina, com periodicidade admissional, periódica e de retorno ao trabalho.

- Xileno: dosagem de ácido metil-hipúrico na urina, com periodicidade admissional, periódica e de retorno ao trabalho.

Portanto, a resposta correta para a sua questão seria a letra B, dosagem de fenol, ácido hipúrico e ácido metil-hipúrico na urina, com periodicidade admissional e semestral, pois é a única alternativa que está de acordo com a norma vigente, exceto se houver alguma evidência científica mais recente que contradiga essa afirmação.

Primeira Informação: Quadro I - IBE/EE

Fenol: Fenol na Urina; Tolueno: Orto-cresol na urina, ou Tolueno no sangue ou na urina (à época da questão, possivelmente a tabela trazia Ácido Hipúrico na urina); Xileno: Ácido MetilHipúrico na Urina.

Segunda Informação:

7.5.13 Os exames previstos nos Quadros 1 (IBE/EE) e 2 (IBE/SC) do Anexo I desta NR devem ser realizados a cada 6 meses (SEMESTRAL), podendo ser antecipados ou postergados por até 45 dias, a critério do médico responsável, mediante justificativa técnica, a fim de que os exames sejam realizados em situações mais representativas da exposição do empregado ao agente.

Logo, será preciso realizar na admissão e a cada 6 meses.

Resposta: B.

Informação suplementar em relação a nova redação da NR 7:

7.5.14 Para as atividades realizadas de forma sazonal, a periodicidade dos exames constantes nos Quadros 1 e 2 do Anexo I desta NR pode ser anual, desde que realizada em concomitância com o período da execução da atividade.

Complementando os comentários dos colegas:

  • Fenol: Fenol na Urina
  • ToluenoORTO CRESO na urina(mais atual), ou Tolueno no sangue ou na urina (ÁCIDO HIPÚRICO + ANTIGO) e
  •  XilenoÁcido MetilHipúrico (X da questão palavra composta) na Urina.

Bons estudos

Rm 12:12

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo