O paradigma que entende a comunicação como processo de trans...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra "e".
"O paradigma informacional entende a comunicação como um processo de transmissão de mensagens de um emissor para um receptor, provocando determinados efeitos. Não é necessário repetir aqui as numerosas críticas que já lhe foram feitas (unilateralidade, mecanicismo) [...]"
Fonte: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1266.pdf
O paradigma informacional entende a comunicação como um processo de transmissão de mensagens de um emissor para um receptor, provocando determinados efeitos.
O paradigma semiótico-informacional acrescenta ao primeiro a compreensão da natureza semiótica das mensagens: mais do que um material inerte transportado, as mensagens são unidades de sentido. Este tipo de estudo evoca particularmente a contribuição das ciências da linguagem. Nesse sentido, quebrou a linearidade do modelo comunicativo da teoria da informação (paradigma informacional), acrescentando o conceito de código.
O paradigma semiótico-textual quebra o caráter unitário das mensagens, e procura lê-las na sua intertextualidade – desenvolvendo uma semiótica da cultura. Aqui, a presença e o papel dos sujeitos sociais, mesmo o trabalho de produção e recepção, são negligenciados em função da ênfase na dimensão simbólica e sentidos produzidos.
O paradigma dialógico distingue a comunicação a partir da bilateralidade do processo, da igualdade de condições e funções estabelecidas entre os interlocutores. Nesse modelo a ênfase é toda centrada na natureza da relação entre os dois pólos, apagando ou desconhecendo os demais aspectos do processo.
https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/download/36784/21359
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo