O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de mod...
[Formas de ler]
Antigamente eu apanhava e largava um livro sem me preocupar com outra coisa que não as parcelas de realidade e de fantasia encerradas naquele maço de folhas impressas. Mais aberto à emoção, reparava menos na técnica; atraído pela obra, pouco me interessava pelo escritor.
A leitura profissional, os estudos de literatura e algumas incursões no campo da crítica acabaram com esse leitor irresponsável. Hoje, ao pegar um livro, penso no homem que se encontra atrás das frases, em suas ambições e seus objetivos, seus materiais e ferramentas. O que antes se me apresentava como a beleza imaterial de uma flor ou de uma nuvem, soltas no tempo e no espaço, depara-se-me como o produto de um artesanato e a manifestação de uma vontade inteligente.
Por isso dificilmente leio agora um livro isolado em si mesmo. Vem-me logo a vontade de percorrer outras obras do escritor, de aferrar nelas os traços de uma personalidade diferente das outras, de chegar ao canal misterioso que une a criação ao criador. Daí também uma curiosidade biográfica, como se a vida do autor necessariamente encerrasse um segredo, uma chave para a compreensão da obra.
(RÓNAI, Paulo. Como aprendi o Português e outras aventuras. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014, p. 137)
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Comentários
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Alguém pode me explicar por que a B está errada?
@Gui Cosimato, ele procura o sujeito da frase, na B "a todos os livros" está preposicionado,não pode ser o sujeito
GABARITO: E
O verbo em negrito concorda com o elemento sublinhado:
A) Quando se percorrem as obras de um autor percebe-se a unidade íntima delas.
B) É preciso que se dedique a todos os livros de um autor a mesma atenção curiosa.
C) Àquele maço de folhas impressas dedica-se a atenção de um leitor incauto.
D) Ao leitor ainda ingênuo não costumam impressionar os aspectos técnicos de uma obra.
E) CORRETA. Uma flor, em seus dotes naturais, encerra um chamado à contemplação da beleza.
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Se houver algo errado, corrijam-me.
a) Quando se percorrem as obras de um autor percebe-se a unidade íntima delas. ("se" é P.A)
b) É preciso que se dedique a todos os livros de um autor a mesma atenção curiosa. ("se" P.A)
c) Àquele maço de folhas impressas dedica-se a atenção de um leitor incauto. ("se" é P.A)
d) Ao leitor ainda ingênuo não costumam impressionar os aspectos técnicos de uma obra. (locução verbal - VTI)
e) Uma flor, em seus dotes naturais, encerra um chamado à contemplação da beleza. (VTD)
GABARITO: LETRA E
→ questão típica da FCC, pedindo, basicamente, o núcleo do sujeito:
A) Quando se (percorrer) as obras de um autor percebe-se a unidade íntima delas. → sujeito posposto ao verbo (após), ordem direta: quando as obras se percorrem (termo é "obras").
B) É preciso que se (dedicar) a todos os livros de um autor a mesma atenção curiosa. → ordem direta: a mesma atenção se dedique a todos os livres, vale ressaltar que o termo originalmente grafado é objeto indireto (dedicar-se a alguma coisa).
C) Àquele maço de folhas impressas (dedicar-se) a atenção de um leitor incauto. → ordem direta: a atenção dedica-se (o núcleo do sujeito é "atenção").
D) Ao leitor ainda ingênuo não (costumar) impressionar os aspectos técnicos de uma obra. → ordem direta: os aspectos técnicos costuma impressionar, núcleo do sujeito "aspectos".
E) Uma flor, em seus dotes naturais, (encerrar) um chamado à contemplação da beleza. → correto, o núcleo do sujeito é flor, temos aqui a nossa resposta.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!
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