O princípio da proveniência, fundamento básico da arquivolog...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquivologista |
Q64374 Arquivologia
Julgue os itens de 19 a 25, que abordam conceitos, teorias e
princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos
relativos a tipologias e suportes documentais.

O princípio da proveniência, fundamento básico da arquivologia, garante, no caso de documentos ou arquivos públicos, que estes permaneçam sob custódia de instituições com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, vinculando-os a sua origem imediata, quando se trata de entrada de documentos efetuada por entidade diversa daquela que o gerou.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão apresentada é: E - errado.

Vamos entender o porquê dessa resposta.

O tema central da questão é o princípio da proveniência, um dos princípios fundamentais da Arquivologia. Este princípio, também conhecido como princípio de respeito aos fundos ou princípio de respeito pela origem, determina que os documentos devem ser mantidos e organizados de acordo com a instituição ou pessoa que os produziu, preservando sua ordem original.

No enunciado, foi afirmado que o princípio da proveniência garante que documentos ou arquivos públicos permaneçam sob custódia de instituições com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta seu conteúdo, vinculando-os a sua origem imediata quando se trata de entrada de documentos efetuada por entidade diversa daquela que o gerou. Esta afirmação contém algumas imprecisões que a tornam errada.

Primeiro, o princípio da proveniência não se refere diretamente à jurisdição arquivística sobre um território. Ele é mais focado na preservação da origem dos documentos, ou seja, em mantê-los junto à entidade que os criou. A referência à jurisdição e ao território pode confundir, pois o princípio é mais sobre a ordem e relação original dos documentos do que sobre a localização geográfica ou administrativa da custódia.

Segundo, a menção de que documentos devem ser vinculados à sua origem imediata quando a entrada é feita por uma entidade diversa não está correta. O princípio da proveniência não considera a entidade que realiza a entrada, mas sim a que produziu ou acumulou os documentos originalmente.

Resumindo, a alternativa está incorreta porque descreve de maneira imprecisa o princípio da proveniência, confundindo sua aplicação com aspectos de jurisdição territorial e entidades de entrada, o que não corresponde à definição precisa do princípio.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Princípio da Proveniência

Conceitos


" O princípio de respeito ao fundo ou princípio da proveniência é aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa " (Dicionário de Terminologia Arquivística)

" o arranjo dos papéis não pode se desvincular do lugar de onde vieram, devendo ser agrupados de acordo com sua origem nos corpos administrativos de onde vieram "

" Principio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa. " (Maria Alexandra Miranda Aparício)


QUESTÃO

O princípio da proveniência, fundamento básico da arquivologia, garante, no caso de documentos ou arquivos públicos, que estes permaneçam sob custódia de instituições com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, vinculando-os a sua origem imediata, quando se trata de entrada de documentos efetuada por entidade diversa daquela que o gerou.

Complementando

"Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio de respeito aos fundos.”

"Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística"

NÃO CONSEGUI ACHAR O ERRO! :/
ERRADA

QuestãoO princípio da proveniência, fundamento básico da arquivologia, garante, no caso de documentos ou arquivos públicos, que estes permaneçam sob custódia de instituições com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, vinculando-os a sua origem imediata, quando se trata de entrada de documentos efetuada por entidade diversa daquela que o gerou.

A primeira parte da questão está correta, afinal os documentos ou arquivos públicos devem estar vinculados a sua origem imediata, o erro da questão está na parte final, pois segundo este princípio não será possível a entrada de documentos por parte de outra entidade senão daquela que o tenha gerado.

Princípio da proveniência: afirma que os documentos ou arquivos de uma instituição não podem ser misturados com documentos de  origem diversa.
Acredito que a primeira parte da questão também não está muito correta, pois fala "O princípio da proveniência, fundamento básico da arquivologia, garante, no caso de documentos ou arquivos públicos, que estes permaneçam sob custódia de instituições com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o SEU CONTEÚDO..."
O(s) documentos pode(m) ter um conteúdo que se reporta à outros territórios mas mesmo assim ser(em) pertencente ao fundo em questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo