De acordo com Lopes (2020), a educação para o trânsito deve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912319 Psicologia
De acordo com Lopes (2020), a educação para o trânsito deve fazer parte da vida das pessoas. No entanto, a formação para o trânsito só ocorre quando o indivíduo decide adquirir a habilitação. Assinale a alternativa incorreta, considerando o que Lopes (2020) apresenta em seu livro.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa B é a incorreta segundo o que Lopes (2020) apresenta em seu livro.

Vamos analisar cada alternativa para compreender melhor:

Alternativa B: "O acelerado crescimento das capitais e das regiões metropolitanas não é preocupante". Esta alternativa é incorreta. O crescimento acelerado das capitais e regiões metropolitanas está, sim, entre as preocupações centrais de estudos e políticas sobre trânsito, pois afeta diretamente a mobilidade urbana, aumentando os congestionamentos, a poluição e os conflitos no trânsito. Lopes (2020) destaca a importância de se lidar com essas questões para garantir um trânsito mais seguro e eficiente.

Alternativa A: "Os exemplos de posturas adequadas no trânsito devem ser dados pela própria sociedade". Esta alternativa é correta. A formação e a educação para o trânsito são responsabilidades coletivas e devem ser disseminadas por toda a sociedade. Através do exemplo, os cidadãos podem contribuir para a criação de um ambiente de trânsito mais seguro e respeitoso.

Alternativa C: "Precisamos lidar com os problemas de mobilidade e com os déficits do trânsito desordenado". Esta alternativa é correta. Lopes (2020) enfatiza que é essencial enfrentar os problemas de mobilidade e o trânsito desordenado para melhorar a qualidade de vida nas cidades, reduzir acidentes e promover um trânsito mais seguro e eficiente.

Alternativa D: "A educação para o trânsito deve também estar atrelada ao uso de calçadas destinadas aos pedestres e ao uso de ciclovias, por exemplo". Esta alternativa é correta. A educação para o trânsito não se limita aos veículos automotores, mas também inclui o uso adequado de calçadas e ciclovias, promovendo a segurança e o respeito entre todos os atores do trânsito, sejam eles motoristas, ciclistas ou pedestres.

Conclusão: A alternativa B é a incorreta porque desconsidera a relevância dos problemas causados pelo crescimento urbano acelerado nas capitais e regiões metropolitanas, um tema amplamente abordado por Lopes (2020). As demais alternativas estão de acordo com o que o autor apresenta em seu livro, destacando a importância da educação para o trânsito e da responsabilidade coletiva na promoção de um ambiente de trânsito seguro e ordenado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo