Considerando as ideias e informações trazidas ao texto, mar...
“A Literatura amplia os horizontes, já que possibilita ao leitor experimentar, de um modo seguro, situações que ele provavelmente jamais viveria. A boa literatura estimula a reflexão e desperta o senso crítico”, complementa Lenio Streck, procurador de Justiça do Rio Grande do Sul e professor de Pós-Graduação em Direito na Unisinos-RS.
( ) O caráter metalinguístico do texto configura-se mediante estratégia utilizada no primeiro parágrafo cuja análise literária antecipa o assunto a ser tratado. ( ) Dentre os elementos que contribuem para a interpretação jurídica através da Literatura, a linguagem se apresenta como protagonista no processo de interação entre tais matérias. ( ) A Literatura possui um papel fundamental na sociedade contemporânea, não apenas no que diz respeito à arte da palavra, mas também como base argumentativa para a aplicação do Direito.
A sequência está correta em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (27)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1 - Análise literária antecipa o assunto a ser abordado. Não, porque não é feita nenhuma análise literária sobre o trecho citado. O texto se inicia com a citação de uma passagem literária, apenas para ilustrar como a literatura pode ser utilizada no Direito. Mas não é feita nenhuma análise sobre o trecho em si.
2 - Verdade, porque o texto, a todo momento, fala da linguagem. É o tema principal.
3 - Em nenhum momento do texto nós encontramos a informação de que a literatura é importante para a sociedade contemporânea. Assertiva que extrapola as informações contidas no texto.
Gabarito: B
Só para complementar:
2 - É bem expresso no seguinte trecho: A linguagem, que no Direito encontra suas especificidades e na Literatura é registrada de maneira mais diversa e livre, também é apontada pelos especialistas como um ponto-chave da interpretação jurídica por meio das obras.
(F) O caráter metalinguístico do texto configura-se mediante estratégia utilizada no primeiro parágrafo cuja análise literária antecipa o assunto a ser tratado. ERRADO, no 1º§ não ocorre METALINGUAGEM e o assunto a ser bordado não é antecipado pelo 1§, há apenas afirmações.
METALINGUAGEM : Nada mais é do que usar a linguagem pra falar dela própria.
A metalinguagem é uma das seis funções da linguagem (emissor, receptor, mensagem, referente, código e canal)
( V) Dentre os elementos que contribuem para a interpretação jurídica através da Literatura, a linguagem se apresenta como protagonista no processo de interação entre tais matérias. CORRETÍSSIMO. está claro que o texto trata do processo de interação entre O DIREITO E A LITERATURA inclusive é o assunto(tema) do texto.
(F) A Literatura possui um papel fundamental na sociedade contemporânea, não apenas no que diz respeito à arte da palavra, mas também como base argumentativa para a aplicação do Direito. ERRADO. Em nenhum momento o texto trata do papel fundamental da litertura na sociedade contemporânea HOUVE EXTRAPOLAÇÃO.
Fonte (Comentários Abaixo): https://www.exponencialconcursos.com.br/trf2-portugues-ajaa-e-ajof/
Afirmativa I – ERRADA
A primeira assertiva é falsa. No primeiro parágrafo, não foi feita análise literária do trecho apresentado. A autora apenas deu um exemplo concreto de que um texto literário pode ser utilizado como fundamentação de uma decisão judicial. É a estratégia dela para iniciar a abordagem do tema central: relação entre direito e literatura.
[O parágrafo em questão apresenta função da linguagem referencial]
Afirmativa II – CERTA
A segunda assertiva é verdadeira. No último parágrafo, a autora comenta como a linguagem é o elo de ligação entre a literatura e o Direito “A linguagem ... é apontada pelos especialistas como ponto-chave da interpretação jurídica por meio das obras”.
Afirmativa III – ERRADA
A terceira assertiva é falsa. A autora ressalta a importância da literatura para ampliar o universo interpretativo do direito, “A Literatura pode humaniza-lo”. Em nenhum momento ela aponta que a literatura seria base argumentativa para aplicação do Direito.
66% erraram essa questão.
Gramática aplicada ao texto e interpretação de texto derrubam mais do que a própria gramática em si. E tem gente que ainda comemora quando a prova vem cheia de questões para interpretar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo